Conteúdo do artigo principal

Autores

A cultura ambiental nas universidades é um fator fundamental para promover práticas sustentáveis e maior consciência
ecológica entre os futuros profissionais. Neste contexto, este artigo analisa como a cultura ambiental se manifesta em estudantes de administração e quais variáveis influenciam seu desenvolvimento. Objetivo: avaliar a cultura ambiental de estudantes universitários de administração. Metodologia: pesquisa explicativa quantitativa que utiliza análise fatorial confirmatória para projetar o modelo varica com uma amostra de 742 estudantes de
administração. Resultados: foram validadas as seguintes hipóteses: 1) o conhecimento ambiental favorece a cultura ambiental, 2) o comportamento ambiental explica a cultura ambiental e 3) a responsabilidade social, o que indica que essas variáveis apresentam significância estatística que corrobora a concretização de comportamentos ambientais e o aumento da cultura ambiental. Conclusões: o diferencial da pesquisa é que os sujeitos do estudo pertencem à maior escola de negócios da América Latina, que conta com 18.000 alunos.

Valencia-Ordóñez, D., Rivas-Tovar, L. A., & Cárdenas-Tapia, M. (2025). Modelo VARICA de cultura ambiental em estudantes universitários de negócios. Revista Universidad Y Empresa, 27(48), 1–25. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.14340

Adams, G., & Markus, H. (2004). Toward a conception of culture suitable for a social psychology of culture. En M. Schaller, & C. S. Crandall (Eds.), The psychological foundations of culture (pp. 335-360). Lawrence Erlbaum.

Ahumada-Tello, E., Ravina-Ripoll, R., & López-Regalado, M. E. (2018). Responsabilidad social universitaria: Desarrollo de competitividad organizacional desde el proceso educativo. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 18(3), 1-30. https://doi.org/10.15517/aie.v18i3.34213 DOI: https://doi.org/10.15517/aie.v18i3.34213

Álvarez, P., & Vega, P. (2009). Actitudes ambientales y conductas sostenibles: Implicaciones para la educación ambiental. Revista de Psicodidáctica, 14(2), 245-260. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=17512724006

Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2). https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T DOI: https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T

Baca-Neglia, H., Rondán-Cataluña, F., & García-del-Junco, J. (2017). Propuesta de medición de

la responsabilidad social universitaria. Revista Espacios, 38(43), 1-12. https://idus.us.es/

bitstream/handle/11441/85731/propuesta. pdf?sequence=1

Bowen, H. (1984). Graduate education and social responsibility. New Directions for Higher Education, 1984(46), 113-119. https://doi.org/10.1002/he.36919844619 DOI: https://doi.org/10.1002/he.36919844619

Cabana, S. R., Zamarreño, R. A., Véliz, R. P., & Sierra, M. J. (2020). Predictores de una conducta sustentable en estudiantes de pregrado de la Universidad de La Serena, Chile. Formaciòn Universitaria, 13(6), 169-180. https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000600169 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000600169

Clavijo, M. P., Navas, P. E., Cajas, I. E. (2024). Integración de la educación ambiental en el currículo de las instituciones públicas de educación superior en Ecuador: Un enfoque hacia la sostenibilidad. Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores,12(1). https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/4294 DOI: https://doi.org/10.46377/dilemas.v12i1.4294

Cristancho-Triana, G. J., Cancino-Gómez, Y. A., & Ninco-Hernández, F. A. (2024). Factores que influyen en el comportamiento de consumo sostenible en la generación Z. retos. Revista de Ciencias de la Administración y Economía, 14(27), 51-67. DOI: https://doi.org/10.17163/ret.n27.2024.04

Dzhamalova, B. B., Sorokoumova, E. A., Glazkova, I. N., Dementieva, Y. V., Pavlushin, A. A., ... Krasheninnikov, S. V. (2019). Research of student ecological intention development level. Ekoloji, 28(107), 289-297. http://www.ekolojidergisi.com/download/research-of-student-ecological-intention-development-level-5655.pdf

ESCA Santo Tomás. (2021, 17 de junio). Historia. Instituto Politécnico Nacional. https://www.escasto.ipn.mx/conocenos/historia.html

Faize, F. A., & Akhtar, M. (2020). Addressing environmental knowledge and environmental attitude in

undergraduate students through scientific argumentation. Journal of Cleaner Production, 252, 1-32. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119928 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.119928

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.1177/002224378101800104 DOI: https://doi.org/10.1177/002224378101800104

Gaete, R. (2021). Responsabilidad social universitaria: Una nueva mirada a la relación de una universidad con la sociedad desde la perspectiva de las partes interesadas. Un estudio de caso [tesis doctoral, Universidad de Valladolid]. http://uvadoc.uva.es/handle/10324/923

Gil, C. (2018). Objetivos de Desarrollo Sostenible. Papeles de Relaciones Eco Sociales y Cambio Global, 140(1), 107-118.

Gomera, A., Villamandos, F., & Vaquero, A. (2012). Medición y categorización de la conciencia ambiental del alumnado universitario: Contribución de la universidad a su fortalecimiento. Profesorado, 16(2), 193-212. https://digibug.ugr.es/handle/10481/23033

Hair, J., Hollingsworth, C. L., Randolph, A. B., & Chong, A. Y. L. (2017). An updated and expanded assessment of pls-sem in information systems research. Industrial Management & Data Systems, 117(3), 442-458. https://doi.org/10.1108/imds-04-2016-0130 DOI: https://doi.org/10.1108/IMDS-04-2016-0130

Hines, J. M., Hungerford, H. R., & Tomera, A. N. (2013). Analysis and synthesis of research on responsible environmental behavior: A meta-analysis. Journal of Environmental Education, 18(2), 1-8. https://doi.org/10.1080/00958964.1987.9943482 DOI: https://doi.org/10.1080/00958964.1987.9943482

Honcharuk, V. V., Honcharuk, V. A., Zadorozhna, O. M., Sulym, V. T., Patiyevych, O. V., & Chystiakova, L. O. (2020). Developing environmental culture in future teachers during professional training. Revista Românească pentru Educaţie Multidimensională, 12(1), 244-264. https://doi.org/10.18662/rrem/212 DOI: https://doi.org/10.18662/rrem/212

Hu, L., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, 6(1), 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118 DOI: https://doi.org/10.1080/10705519909540118

Ivanov, I., Frolova, L., Prokopenko, N., Belyanovskaya, O., & Prokopenko, O. (2020). The study of the level of environmental consciousness and the efficiency of environmental education students. Ukrainian Journal of Ecology, 10(2), 118-125. https://www.ujecology.com/abstract/the-study-of-the-level-of-environmental-consciousness-and-the-efficiency-of-environmental-education-students-53839.html

Kaiser, F., Hübner, G., & Bogner, F. (2006). Contrasting the theory of planned behaviour with value-belief-norm model in explaining conservation behaviour. Journal of Applied Psychology, 35(10), 2150-2170. https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.2005.tb02213.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.2005.tb02213.x

Kaiser, F., Wölfing, S., & Führer, U. (2002). Environmental attitude and ecological behaviour. Journal of Environmental Psychology, 19(1), 1-19. https://doi.org/10.1006/jevp.1998.0107 DOI: https://doi.org/10.1006/jevp.1998.0107

Kasulis, T. P. (2002). Intimacy or integrity: Philosophy and cultural difference. University of Hawaii Press.

Kroll, C. (2015). Sustainable development goals: Are the rich countries Ready? Sustanaible Governance Indicators. Bertelsman Stiftung.

Komatsu, H., Rappleye, J., & Silova, I. (2019). Culture and the independent self: Obstacles to environmental sustainability? Anthropocene, 26(1), 1-13. https://doi.org/10.1016/j.ancene.2019.100198 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ancene.2019.100198

Liu, P., Teng, M., & Han, C. (2020). How does environmental knowledge translate into pro-environmental behaviors?: The mediating role of environmental attitudes and behavioral intentions. Science of the Total Environment, 728(2020), 1-14. http://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138126 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138126

Moreno, V. E., Palacios, J. P, V., Núñez, F., & Valdez, J. L. (2023). Conciencia ambiental en la responsabilidad social universitaria. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 7(31), 2411-2421. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i31.673 DOI: https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i31.673

Organización de las Naciones Unidas (onu). (2020, 28 de enero). Objetivos de Desarrollo Sostenible. Objetivo 4: Garantizar una educación inclusiva, equitativa y de calidad y promover oportunidades de aprendizaje durante toda la vida para todos. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/education/

Ortiz Callejas, J. E., & Hernández Alemán, J. K. (2024). Estrategia de educación ambiental en el manejo de residuos sólidos orgánicos en el eco campus de la Universidad América en la ciudad de Bogotá [tesis de maestría, Fundación Universidad de América]. https://hdl.handle.net/20.500.11839/9516

Pegalajar-Palomino, M. C., Martínez-Valdivia, E., & Burgos-García, A. (2021). Análisis de la responsabilidad social en estudiantes universitarios de educación. Formación Universitaria, 14(2), 95-104. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062021000200095 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-50062021000200095

Peréz-Vásquez, N. D., & Arroyo-Tirado, J. A. (2021). Cultura ambiental desde la proyección social comunitaria para la comprensión colectiva de la sustentabilidad. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: ted, 2022(52), 283-302. https://www.redalyc.org/journal/6142/614274349016/ DOI: https://doi.org/10.17227/ted.num52-11921

Plethora. (2020, 22 de mayo). Diccionario de psicología. https://consulta-psicologica.com/diccionario-de-psicologia.html

Rasskazova, O., Alexandrov, I., Burmistrov, A., & Siniavina, M. (2019). Tools for building environmental culture in Russian companies. E3S Web of Conferences, 110, 1-12. https://doi.org/10.1051/e3sconf/201911002020 DOI: https://doi.org/10.1051/e3sconf/201911002020

Rioux, L. (2017). Education, environmental action and pro-environmental behaviour: Collection of used batteries by secondary school pupils. Bulletin of the Transilvania University of Braşov, 10(2). https://www.researchgate.net/publication/233119185_Promoting_pro-environmental_behaviour_Collection_of_used_batteries_by_secondary_school_pupils

Rivas-Tovar, L. A. (2003). Gestión integral de recursos humanos. Instituto Politécnico Nacional. https://www.researchgate.net/publication/349993043_Gestion_Integral_de_Recursos_Humanos

Rodríguez-González, D. R., Fernández, E., & Roque, Y. (2022). Identidad ambiental y comportamientos proambientales en estudiantes universitarios cubanos. Conrado, 18(88), 84-92. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442022000500084&lng=es&tlng=-es

Ruiz-González, O. R., & Victorino-Ramírez, L. (2020). La educación ambiental en instituciones de educación superior del estado de Chiapas, México. Agricultura Sociedad y Desarrollo, 17(3), 435-456. https://revista-asyd.org/index.php/asyd/article/view/1365 DOI: https://doi.org/10.22231/asyd.v17i3.1365

Salcedo-Muñoz, V., Arias-Monteros, V., & Vega-Gonzalez, L. L. (2024). Consumo sostenible y responsabilidad social: Percepción en estudiantes de la Universidad Técnica de Machala-Ecuador. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuSo), 9(1126), 109-127. https://www.redalyc.org/journal/6731/673176626009/673176626009.pdf DOI: https://doi.org/10.33936/rehuso.v9i1.4879

Saza-Quintero, A.-F., Sierra-Barón, W., & Gómez-Acosta, A. (2021). Comportamiento proambiental y conocimiento ambiental en universitarios: ¿El área de conocimiento hace la diferencia? CES Psicología, 14(1), 64-84. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2011-30802021000100064 DOI: https://doi.org/10.21615/cesp.14.1.6

Schwartz, S. H. (1968). awareness of consequences and the influence of moral norms on interpersonal behavior. Sociometry, 31(4), 355-369. http://www.jstor.org/stable/2786399 DOI: https://doi.org/10.2307/2786399

Spinzi, C., Aquino, B., González, L., Andrea, W., Scribano, R., & Jara, N. (2017). Educación ambiental y jóvenes: Influencia de las creencias y actitudes en comportamientos pro-ambientales en estudiantes de noveno grado, del departamento Central (2015)-Paraguay. Población y Desarrollo, 23(45), 16-24. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6319455 DOI: https://doi.org/10.18004/pdfce/2076-054x/2017.023(45)016-024

Stern, P. C., Dietz, T., & Kalof, L. (1993). Value orientations, gender and environmental concern. Environment and Behaviour, 25(5), 322-348. https://doi.org/10.1177/0013916593255002 DOI: https://doi.org/10.1177/0013916593255002

The Green Institute. (2019). We are building a generation of environmentally and socially conscious young leaders. http://greenthecampus.org/who-we-are

UI Green Metric. (2019, 25 de mayo). UI GreenMetric World University Rankings: Background of the ranking. https://greenmetric.ui.ac.id/

Vacio Fraga, C. A. (2017). Análisis de la cultura ambiental en el sector educativo del municipio de La Paz, Baja California Sur: Implicaciones y recomendaciones para el desarrollo sustentable de los recursos naturales [tesis de maestría, Centro de Investigaciones Biológicas del Noreste, S. C.]. http://dspace.cibnor.mx:8080/bitstream/handle/123456789/2668/542%20vacio_c.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Valdés, M. G., & Villegas, T. (2017). Responsabilidad social universitaria: Fundamento para la gestión sociocultural. Revista Cubana de Educación Superior, 36(3), 55-62. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0257-43142017000300005

Valencia-Ordóñez, D., Rivas-Tovar, L. A., & Cárdenas-Tapia, M. M. I. (2021). Modelos de comportamiento

ambiental en estudiantes universitarios. Universidad y Empresa, 23(41), 1-29. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.10543 DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.10543

Varnum, M. E. W., & Grossmann, I. (2017). Cultural change: The how and the why. Perspectives on Psychological Science, 12(6), 956-972. https://doi.org/10.1177/1745691617699971 DOI: https://doi.org/10.1177/1745691617699971

Weitz, N., Carlsen, H., Nilsson, M., & Skånberg, K. (2018). Towards systemic and contextual priority setting for implementing the 2030 Agenda. Sustainability Science, 13, 531-548. https://link.springer.com/article/10.1007/s11625-017-0470-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s11625-017-0470-0

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.