Conteúdo do artigo principal

Autores

Esta pesquisa se realizou em empresas da indústria têxtil e do vestido no México. O objetivo do trabalho é determinar em que medida os fatores de produtividade, qualidade e inovação, focados nos recursos e nas capacidades da empresa, incidem na competitividade desta indústria. O estudo efetuado, como resultado principal, permite contar com os elementos necessá- rios para desenhar um modelo de competitividade útil ao desenvolvimento de estratégias que gerem vantagens competitivas para esta.

Jessica Nájera Ochoa, Escuela Superior de Comercio y Administración

Doctorado en Ciencias Administrativas en el Instituto Politécnico Nacional (Distrito Federal, México). Docente Investigadora, Escuela Superior de Comercio y Administración, Unidad Santo Tomás (Distrito Federal, México). Email: jnajerao@yahoo.com.mx. Dirección postal: Escuela Superior de Comercio y Administración, Unidad Santo Tomás, Avenida Manuel Carpio 471, Colonia Plutarco Elías Calles, Código Postal 11340 (Distrito Federal, México). 

Nájera Ochoa, J. (2016). Modelo de competitividade para a industria têxtil e do vestuario no México. Revista Universidad Y Empresa, 17(28), 37–68. https://doi.org/10.12804/rev.univ.empresa.28.2015.02

Abd-el-Rahman, K. (1995). Une économie mondiale. Specialisation et competitivité. Le Commerce International (Cahiers Français), 253, 20-24.

Alic, J. A. (1987). Evaluating industrial competitiveness at the office of technology assessment. Technology in Society, 9(1), 1-17.

Alonso, J. (1992). Ventajas comerciales y competitividad: aspectos conceptuales y empíricos. Información Comercial Española (ice), 705, 38-76.

Barney, J. (1986). Strategic factor markets: Expectations, luck and business strategy. Management Science, 32(10), 1231-1241.

Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, 17(1), 99-120.

Barney, J. (1991). Special theory forum. The resource-based model of the firm: Origins, implications, and prospects. Journal of Management, 17(1), 97-98.

Barney, J. B., & Arikan, A. M. (2001). The resource-based view: Origins and implications. En M. A. Hitt, R. E. Freeman & J. S. Harrison (Eds.), The blackwell handbook of strategic management (pp. 124188). Oxford, UK - Malden, MA: Blackwell.

Barney, J. B., & Griffin, R. (1992). The management of organizations: Strategy, structure, behavior. Boston: Houghton Mifflin Co.

Bunge, M. (1990). La ciencia. Su método y su filosofía. México: Grupo Patria Cultural.

Bunge, M. (2009). Estrategías de la investigación científica. Perú: Universidad Inca Garcilaso de la Vega.

Burns, T., & Stalker, G. M. (1961). The management of innovation. London: Tavistock Publications.

Cardona, R. (2011). Estrategia basada en los recursos y capacidades. Criterios de evaluación y el proceso de desarrollo. Revista electrónica Forum Doctoral, 4, 113-147.

Chesnais, F. (1986). Science, technologie et compétitivité. STI Review, 1, 85-129.

Chesnais, F. (Ed.) (2001). La mundialización financiera. Génesis, costo y desafíos. Buenos Aires: Editorial Losada.

Cho D., & Moon, H. (2002). Evolution of competitiveness theory. London: World Scientific.

Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) (2003). Informe económico anual. Santiago de Chile: CEPAL.

Comisión Presidencial para la Competitividad Industrial (CPCI) (1991). Competitividad: Un proyecto nacional. (Decretos N° 294 y N° 312. Caracas, junio de 1989). Informe final de la Comisión Presidencial para la Competitividad Industrial, Octubre de 1991. Caracas: CPCI.

Coriat, B. (1997). Los desafíos de la competitividad. Buenos Aires: Eudeba.

Cuervo, A. (1993). El papel de la empresa en la competitividad. Papeles de Economía Española, 56, 363-377.

David, F. R. (2011). Strategic management: Concepts and cases (13th ed.). Upper Saddle River: Prentice Hall.

Díaz, I. (2003). Marketing y competitividad: ¿Relación o contradicción? Economía y Desarrollo, 132(1), 112-119.

Dierickx, I., & Cool, K. (1989). Asset stock accumulation and sustainability of competititve advantage. Management Journal, 35(12), 1504-1511.

Esser, K., Hillebrand, W., Messner, D., & Meyer Stamer, J. (1994). Competitividad sistémica: competitividad internacional de las empresas y políticas requeridas. Berlín: Instituto Alemán de Desarrollo.

Fagerberg, J. (1988). International Competitiveness. Economic Journal, 98(391), 355-374.

Fajnzylber, F. (1988). Competitividad internacional: evolución y lecciones. Revista de la CEPAL, 36, 7-24.

Feenstra, R. C. (1998). Integration of trade and disintegration of production in the global economy. Journal of Economic Perspectives, 12(4), 31-50.

Francis, A., & Tharakan, P. K. (Eds.) (1989). The competitiveness of European industry. Londres - Nueva York: Routledge.

Galbraith, J. K. (2005). Which resources matter the most to firm success? An exploratory study of resourced-based theory. Technovation, 25(9), 979-987.

Grant, R. M. (1991). The resourcebased theory of competitive advantage: Implications for strategy formulation. California Management Review, 33(3), 114-135.

Grant, R. M. (1996). Dirección estratégica: Conceptos, técnicas y aplicaciones (5a ed). Madrid: Civitas.

Guerrero, D. (1995). Competitividad: Teoría y política. Barcelona: Ariel.

Hall, R. (1992). The strategic analysis of intangible resources. Strategic Management Journal, 13(2), 135-144.

Harrison, M. I. (1987). Diagnosing organizations: Methods, models, and processes. Newbury Park: SAGE.

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, L. (2008). Metodología de la investigación. México: Mc-Graw Hill.

Instituto Mexicano para la Competitividad (IMCO) (2010). Índice de competitividad urbana 2010 del IMCO. Acciones urgentes para las ciudades del futuro. México: IMCO.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI) (2011). Censos económicos (2009). Micro, pequeña, mediana y gran empresa: estratificación de los establecimientos: censos económicos 2009. México: INEGI.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI) (2014).

Encuesta Anual de la Industria Manufacturera: EAIM 2012: SCIAN 2007. México: INEGI.

International Institute for Management Development (IMD). (2013). IMD world competitiveness yearbook. Ginebra: IMD.

Kerlinger, F., & Lee, H. (2008). Investigación del comportamiento: Métodos de investigación en ciencias sociales (4ª ed.). México:

Mc-Graw Hill Interamericana.

Kuhn, T. S. (2007). La estructura de las revoluciones científicas. México: Fondo de Cultura Económica.

Méndez, C. (2006). Metodología, diseño y desarrollo del proceso de investigación con énfasis en ciencias empresariales. Bogotá:

Limusa Noriega Editores.

Messick, S. (1995). Standards of validity and the validity of standards in performance assessment. Educational measurement: Issues and Practice, 14(4), 5-8.

Michalet, C. A. (1981). Competitividad e internacionalización. París: OCDE.

Molina, R. (2005). Estrategias administrativas para la difusión de las acciones de Gobierno en el Estado de Hidalgo. México: Instituto Politécnico Nacional.

Moon, H. C., Rugman, A. M. y Verbeke, A. (1995). The generalized double diamond approach to international competitiveness. En

A. M. Rugman, J. v. d. Broec & A. Verbeke (eds.), Beyond the diamond (Research in Global Strategic Management, Volume 5) (pp. 97-114). Bingley: Emerald.

Morales, M., & Pech, J. (2003). Competitividad y estrategia: el enfoque de las competencias esenciales y el enfoque basado en los recursos. Contaduría y Administración, 197, 47-63.

Müller, G. (1995). El caleidoscopio de la competitividad. Revista de la CEPAL, 56, 137-148.

Münch, L., & Ángeles, E. (1990). Métodos y técnicas de la investigación (2a ed.). Barcelona: Editorial Trillas.

Organización Mundial del Comercio (OMC) (2013). Organización Mundial del Comercio. Estadísticas del Comercio Internacional 2013. Ginebra: OMC.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (OCDE) (2000). Informe Anual 2000. París: OCDE.

Pérez, C. (1996). La modernización industrial en América Latina y la herencia de la sustitución de importaciones. Comercio Exterior, 46(5), 347-363.

Piaget, J. (1997). Estudios de psicología genética. Argentina: Emecé Editores.

Porter, M. (1982). Estrategia competitiva. México: CECSA.

Porter, M. (1989). Ventaja competitiva. México: CECSA.

Porter, M. (1990). ¿Dónde radica la ventaja competitiva de las naciones? Harvard-Deusto Business Review, 44(1), 3-26.

Porter, M. (1991). La ventaja competitiva de las naciones. Barcelona: Plaza & Janes Editores.

Rialp, A. (2003). Fundamentos teóricos de la organización de empresas. Madrid: Pirámide.

Rojas, R. (1999). Guía para realizar investigaciones sociales. México: Plaza y Valdez.

Sallenave, J. P. (1995). La gerencia integral. Bogotá: Grupo Editorial Norma.

Secretaría de Economía (2014a). Industria textil. México: Secretaría de Economía. Recuperado el 31 de enero de 2014, de http:// www.economia.gob.mx/files/ comunidad_negocios/industria_ comercio/informacionSectorial/ sector_textil.pdf

Secretaría de Economía (2014b). Industria de la confección. México: Secretaría de Economía. Recuperado el 31 de enero de 2014, de http://www.economia.gob.mx/ files/comunidad_negocios/industria_comercio/informacionSectorial/confeccion_170114.pdf

Sierra, R. (2008). Técnicas de investigación social. Teoría y ejercicios. Madrid: Thompson.

Sterne, D. (1992). Core competencies: The key to corporate advantage. Multinational Business, 3, 13-20.

Stoner, J., Freeman, R., & Gilbert, D. (1996). Administración. México: Pearson Prentice Hall.

Suárez, J., & Ibarra, S. (2004). La teoría de los recursos y capacidades. Un enfoque actual en la estrategia empresarial. Anales de Estudios Económicos y Empresariales, 15, 63-89.

Tamames, R., & Gallego, S. (1988). Diccionario de economía y finanzas. Madrid: Alianza Editorial.

Tavares, J., Haguenauer, L., & Bosco, J. (1990). Proteção, competividade e desempenho exportador da economia brasileira nos anos 80 [Reestructuración Industrial y Competitividad Internacional (24-27 de julio de 1989: CEPAL)]. Pensamiento Iberoamericano: Revista de Economía Política, 17, 13-38.

Thorndike, R. L. (1989). Psicometría aplicada. Mexico: Limusa.

Tyson, L. (1992). Who’s bashing whom? Trade conflict in high technology industries. Washington: Institute for International Economics.

Vallejo, P. (2003). Competencia y estrategia empresarial. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Wernerfelt, B. (1984). A resourcebased view of the firm. Strategic Management Journal, 5(2), 171-180.

Weston, J., & Brigham, E. (1994). Fundamentos de administración financiera. México: Mc-Graw Hill.

World Economic Forum (WEF) (1996). Informe de competitividad mundial. Oxford: Oxford University Press.

World Economic Forum (WEF) (2013). The global competitiveness report 2012-2013. Génova: WEF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.