Conteúdo do artigo principal

Autores

Neste artigo, é estudada a estrutura narrativa da série televisiva The Bear, que narra o retorno ao restaurante familiar de um renomado chef. Para tanto, foi realizada análise sequenciada dos capítulos da primeira temporada da ficção, analisando as cenas, os nós de ação, bem como as tramas e subtramas, com as quais foi possível quantificar as dramaticamente relevantes, bem como os tópicos da trama. A análise centrou-se na estrutura narrativa, especificamente no tempo, no espaço, na ação e nos personagens, a fim de compreender o esqueleto da ficção audiovisual, bem como os elementos que a caracterizam. Entre as principais conclusões detectadas, destaca-se que, apesar de partir de uma premissa centrada em um personagem, a série é caracterizada pela ação; o número de nós é semelhante ao de uma série mainstream e apresenta dualidades que contêm contradições nas ações, nos personagens e na encenação. The Bear, portanto, embora pareça uma série criada a partir de um conflito pessoal, ostenta uma estrutura mais próxima de uma narrativa de ação, como demonstra a análise realizada, portanto está mais próxima de um produto mainstream do que de um produto autoral.

Marcos Ramos, M., & Pérez Morán, E. (2025). Sim, chef! Análise da estrutura narrativa da primeira temporada de The Bear (fx, 2022). Anuario Electrónico De Estudios En Comunicación Social "Disertaciones", 18(1). https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.14305

Andrés Unda, P., & Crisóstomo Flores, P. (2020). Análisis narrativo y creación de series dramáticas: la primera temporada de la serie Los 80. Revista Comunicación y Medios, 41, 95-105.

Aristóteles. (2004). Poética. Alianza.

Aronson, E., Willerman, B., & Floyd, J. (1966). The effect of a pratfall on increasing interpersonal attractiveness. Psychonomic Science, 4(6), 227-228.

Bal, M. (1998). Teoría de la narrativa: una introducción a la narratología. Cátedra.

Bobes, Mª C. (1987). Semiología de la obra dramática. Taurus.

Bordwell, D. (1996). La narración en el cine de ficción. Paidós.

Cappello Flores, G. (2014). Una ficción desbordada: narrativa y teleseries. En Anuario de investigaciones 2014 (pp. 42-43). Universidad de Lima, Instituto de Investigación Científica.

Carroll, N. (2008). The philosophy of motion pictures. Blackwell Publishing.

Casetti, F., & Di Chio, F. (1990). Cómo analizar un film. Paidós.

Ceballos, N. (2012). El guion: conceptos básicos. En Ríos San Martín, M., El guion para series de televisión (pp. 95-125). Instituto rtve.

Considine, K. P. (2023, diciembre). The Bear. U.S. Catholic, 88(12), 38.

Cruz, C. (2014). Imágenes narradas: cómo hacer visible lo invisible en un guion de cine . Laertes Editorial.

Chatman, S. (1990). Historia y discurso: la estructura narrativa en la novela y en el cine. rba Editores.

Chion, M. (1993). La audiovisión: introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Paidós.

Denzin, N. (2003). Foreword: narrative’s moment. In M. Andrews, S. Sclater & A. Treacher (Eds.), Lines of narrative (pp. XI-XIV). Routledge.

Diniejko, A. (2006). Thomas Hardy’s A Pair of Blue Eyes as a cliffhanger with a post-Darwinian message. The Victorian Web. https://www.victorianweb.org/authors/hardy/diniejko6.html [consultado el 17-10-23]

Douglas, P. (2007). Cómo escribir una serie dramática de televisión. Alba.

Egri, L. (2009). El arte de la escritura dramática para la interpretación creativa de las motivaciones humanas. Universidad Nacional Autónoma de México.

Eisenstein, S. (1989). Teoría y técnica cinematográficas. Ediciones Rialp.

Epstein, A. (2006). Crafty tv writing: thinking inside the box. A Holt Paperback.

Fernández Díez, F., & Martínez Abadía, J. (1998). Manual básico de lenguaje y narrativa audiovisual. Paidós.

Field, S. (1994). El libro del guion: fundamentos de la escritura de guiones. Plot.

Foster, E. M. (1927). Aspect of the novel. Harcourt Brace & Company. Traducido al castellano por Lorenzo, G. (1990). Debate.

Galán Fajardo, E. (2007). Fundamentos básicos en la construcción del personaje para medios audiovisuales. Enlaces: revista del ces Felipe II, (7).

Gaudreault, A., & Jost, F. (1995). El relato cinematográfico: cine y narratología. Paidós.

Gitlin, T. (1994). Inside prime time. Routledge.

Gordinier, J. (2022, 22 de julio). A conversation with the guy who created The Bear. Esquire.

Grazia Serra, A. O. (2024). The Bear: new (stereotypical) representations of Italian Americans in contemporary television series. Forum Italicum, 58(1), 114-124. https://doi.org/10.1177/00145858231223974

López, N. (2008). Manual del guionista de comedias televisivas. T&B Editores.

Mateos-Pérez, J. (2023). La narrativa en la ficción televisiva: panorámica, particularidades del objeto, metodología de análisis y focos de atención. En C. Cascajosa Virino (Ed.), Análisis de la ficción televisiva española: propuestas, metodologías y enfoques de investigación (pp. 135-145). Síntesis.

Mckee, R. (2011). El guion: sustancia, estructura, estilo y principios de la escritura de guiones. Alba.

Mittell, J. (2015). Complex tv: the poetics of contemporary television storytelling. New York University Press.

Pérez Morán, E. (2021). Cuando Netflix mató (definitivamente) a la televisión de calidad: un análisis de las tramas y los nudos de acción en sus pilotos originales de drama (2014-2018). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 27(4), 1163-1174. https://doi.org/10.5209/esmp.72407

Raynauld, I. (2014). Leer y escribir un guion. La Marca Editora.

Rosner, H. (2022, 22 de julio). The Bear is a gritty fairy tale of cooking and grief. The New Yorker.

Rubio Navarro, J. A. (2024). Sabor a la vida: la traducción para el doblaje de la serie de televisión The Bear [trabajo de fin de grado de Traducción e Interpretación]. Universidad de Alicante.

Sánchez-Escalonilla, A. (2001). Estrategias de guion cinematográfico: el proceso de creación de una historia. Ariel.

Sartre, J. P. (2006). La náusea. Época.

Seger, L. (2000). Cómo crear personajes inolvidables: guía práctica para el desarrollo de personajes en cine, televisión, publicidad, novelas y narraciones cortas. Paidós.

Tabb, M. (2016, 7 de enero). Where story begins-premise. Script. https://scriptmag.com/features/script-notes-where-story-begins-premise

Taylor, C. (2023). How writers use ghosts to explore grief in contemporary ya fiction. Leaf Journal, 1(2). http://doi.org/10.58091/5ypb-c170

Todorov, T. (1974). Tipología de la novela policial. Fausto, 4, 63-77.

Truby, J. (2009). Anatomía del guion: el arte de narrar en 22 pasos. Alba.

Vale, E. (1996). Técnicas del guion para cine y televisión. Gedisa.

Vogler, C. (2000). El viaje del escritor. Robinbook.

Wilson, B. (2022, 5 de octubre). The Bear, review: savour bite after bite of this masterclass in tv drama. The Telegraph.

Zickgraf, R. (2022, 25 de agosto). Searching for local identity in ‘The Bear’ and ‘Chicago Party Aunt’. The Nation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.