Conteúdo do artigo principal

Autores

O rápido avanço das novas tecnologias e das dinâmicas econômicas têm semeado uma grande incerteza sobre a que desafios terá de enfrentar a sociedade. Isso incrementa a importância da aprendizagem autônoma ao favorecer a adaptação constante ao longo da vida. Devido ao auge do consumo de conteúdos audiovisuais entre os jovens, o emprego destes conteúdos como recursos didáticos na aula pode ser uma ferramenta eficaz para compreender conceitos e fomentar sua aprendizagem autônoma. Isto potenciará a capacidade de aprender a aprender dos alunos para conseguir no futuro uma maior autonomia e adaptação laboral.

Neste artigo se mostram os resultados mais significativos de uma quase-experimento realizado a 47 alunos/as de 3º de eso (Escola Secundária Obrigatória) que buscava conhecer se o uso de recursos audiovisuais na aula era relevante para sua aprendizagem. Um dos principais objetivos era encontrar a utilidade didática que podem ter estes recursos, a qual melhorou de maneira significativa, segundos dados do quase-experimento, após o visionado de um fragmento da película Tempos Modernos (Charles Chaplin, 1936). Entre as conclusões, destaca-se que pode existir relação entre a percepção de utilidade dos conteúdos audiovisuais e o nível de aprender a aprender dos alunos.



María Marcos Ramos, Universidad de Salamanca

Profesora Asociada

Dpto. Sociología y Comunicación

Universidad de Salamanca

Marcos Ramos, M., & Moreno Méndez, M. (2020). A influência dos recursos audiovisuais para a aprendizagem autónoma na aula. Anuario Electrónico De Estudios En Comunicación Social "Disertaciones", 13(1), 97–117. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.7310

Aebli, H. (1991). Factores de la enseñanza que favorecen el aprendizaje autónomo. Madrid: Narcea.

Barak, M., Ashkar, T., & Dori, Y.J. (2011). Learning science via animated movies: Its effect on students’ thinking

and motivation. Computers & Education, 56(3), 839-846. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/

science/article/pii/S0360131510003106?via%3Dihub

Barnett, M., & Kafka, A. (2007). Using Science Fiction Movie Scenes to Support Critical Analysis of Science.

Journal of College Science Teaching, 31(4), 31-35.

Agencia Estatal Boletín Oficial del Estado (boe) (2015). Orden ECD/65/2015. boe, 25,6986-7003 . Recuperado

de https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-2015-738

Bouman, M. (1999). Collaboration for Pro-social Change: The Turtle and the Peacock. The EntretainmentEducation Strategy on Television. Holanda: Thesis Wageningen Agricultural University.

Bovill, M., & Livingstone, S. M. (2006). Bedroom culture and the privatization of media use En Bovill, M., &

Livingstone, S.M. (eds). Children and Their Changing Media Environment: a European Comparative Study

(pp. 179-200). Nueva Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Chaplin, C. (director y productor). (1936). Tiempos modernos. [Película]. Estados Unidos: United Artists.

Claxton, G. (2005). Aprendiendo a aprender: objetivo clave en el currículum del siglo XXI. Cuadernos de

Información y Comunicación (cic), (10), 259-265. Recuperado de https://revistas.ucm.es/index.php/CIYC/

article/download/CIYC0505110259A/7301

Delors, J. (1996). Los cuatro pilares de la educación. En La educación encierra un tesoro. Informe a la unesco

de la Comisión internacional sobre la educación para el siglo. Recuperado de http://uom.uib.cat/digitalAssets/221/221918_9.pdf

Díaz Membrives, M. (2017). Efectividad de la proyección de secuencias cinematográficas en el Grado de

Enfermería. (Tesis doctoral). Universitat de Barcelona, Barcelona. Recuperado de http://diposit.ub.edu/

dspace/bitstream/2445/113430/1/MDM_TESIS.pdf

Faros para la Sociedad de la Información (2005). Declaración de Alejandría sobre la alfabetización informacional y el aprendizaje a lo largo de la vida. Recuperado de https://www.ifla.org/node/7275

Fedele, M., & García-Muñoz, N. (2010). El consumo adolescente de la ficción seriada. Vivat Academia, (111).

Recuperado de http://www.vivatacademia.net/index.php/vivat/article/view/204

Flavell, J. H. (1982). La psicología evolutiva de Jean Piaget. Barcelona: Paidós.

García, M. D., & Benítez, M. V. (1998). Formación de profesores en alfabetización audiovisual. Comunicar,

, 202-207. Doi: 10.3916/C11-1998-31

Gilliam, A., & Seltzer, R. (1989). The Efficacy of Educational Movies on Aids Knowledge and Attitudes among

College Students. Journal of American College Health, 37(6), 261-265. Doi: 10.1080/07448481.1989.9937492

Howe, N., & Strauss, W. (2000). Millennials Rising: The Next Great Generation. Nueva York: Vintage Books.

Igartua, J. J. (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Barcelona: Bosch.

Jefatura del Estado. (3 de mayo de 2006). Ley Orgánica de Educación [Ley 2/2006]. DO: BOE, Madrid, España,

de mayo de 2006. Recuperado de http://www.boe.es/buscar/act.php?id=BOE-A-2006-7899&tn=1&p=

#a102

Kaplún, M. (2002). Una pedagogía de la Comunicación (el comunicador popular). La Habana: Editorial Caminos. Recuperado de http://perio.unlp.edu.ar/catedras/system/files/kaplun-el_comunicador_popular_0.pdf

López, N., González, A., & Medina, E. (2011). Jóvenes y televisión en 2010: Un cambio de hábitos. ZER

Revista de Estudios de Comunicación, 30, 97-113. Recuperado de https://www.ehu.eus/ojs/index.php/Zer/

article/view/4793/4659

Mallas, S. (1977). Técnicas y recursos audiovisuales: teoría y práctica. Barcelona: OIKOS-TAU

Marcos, M. (2010). Mediación y alfabetización mediática: una propuesta de actuación para reducir el efecto

negativo de la violencia audiovisual (tesis doctoral). Universidad de Salamanca, Salamanca, España.

Marín, C. (2006). Periodismo audiovisual: información, entretenimiento y tecnologías multimedia. Barcelona:

Gedisa.

Marsh, E., Butler, A., & Umanath, S. (2012). Positive and Negative Effects of Monitoring Popular Films for

Historical Inaccuracies. Applied Cognitive Psychology, 26(4), 556-567. Doi: 10.1002/acp.2827

Martín, E., & Moreno, A. (2007). Competencia para aprender a aprender. Madrid: Alianza Editorial.

Monereo, C. (coord.) (2001). Ser estratégico y autónomo aprendiendo. Unidades didácticas de enseñanza

estratégica para la eso. Barcelona: Graó.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos (oCde). Definition and Selection of Competencies

(DeSeCo). (Sin fecha). Recuperado de https://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/definitionandselectionofcompetenciesdeseco.htm

Piaget, J. (1987). Psicología y pedagogía. Barcelona: Ariel.

Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, 9(5). Recuperado de http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf

Quin, R., & Sánchez Martínez, M. (1999). Aprender a mirar: el lugar de los textos visuales en el currículum

escolar. Comunicar, 12, 131-139. Doi: 10.3916/C12-1999-21

Rivière, A. (1988). La psicología de Vygotski. Madrid: Visor Distribuciones.

Singhal, A., & Rogers, E. M. (1999). Entertainment-education: A Communication Strategy for Social Change.

Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

UnesCo (1982). Declaración de Grünwald sobre la educación relative a los medios de comunicación. Recuperado

de http://www.unesco.org/education/pdf/MEDIA_S.PDF

Vigotski, L. S. (1989). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.