Conteúdo do artigo principal

Autores

 As redes sociais têm grande presença na sociedade contemporânea, afetando inclusive a forma como percebemos os padrões de beleza. Este trabalho estuda a possível influência do fenômeno dos influenciadores na reprodução do ideal de beleza feminina, analisando o conteúdo publicado no Instagram por algumas dessas figuras públicas
e investigando o tipo de uso que os anônimos fazem dessa rede social. Para tanto, foi utilizada uma metodologia mista, que consiste em uma análise qualitativa de conteúdo das publicações e uma pesquisa online (n = 509). Este trabalho permitiu-nos verificar, entre outros aspectos, qual é o padrão de beleza que prevalece no Instagram, as possíveis evoluções no cânone da beleza «tradicional», determinando se existem implicações de género nos referidos estereótipos. O trabalho adverte sobre o impacto dos influencers na criação ou manutenção de estereótipos que afetam a autoimagem.

Beatriz Chaves Vázquez, Universidad de Salamanca

Graduada en Lenguas Modernas y sus Literaturas en la Universidad de Oviedo. Máster en Comunicación Audiovisual: Investigación e Innovación por la Universidad de Salamanca. Autora de obras de poesía y relatos breves como 'Hilos de Voz'. 

 

 

Martín, T., & Chaves Vázquez, B. . (2022). A influência do Instagram na criação e reprodução do ideal de beleza feminina. Anuario Electrónico De Estudios En Comunicación Social "Disertaciones", 15(1). https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.11148

deFiebre (s. f.). ¿Qué es el feed de Instagram? Diccionario de Marketing 40deFiebre. 40 de Fiebre. https://www.40defiebre.com/que-es/feed-instagram

Baltar, F., Gorjup, M. T., & Pàmies, M. (2011). Aplicación de muestreo virtual y diseños mixtos en el estudio de poblaciones ocultas. Actas de la Conferencia Iberoamericana de Investigación Cualitativa, 92-106. http://nulan.mdp.edu.ar/1429/

BBC Mundo. (2016). Qué es “Historias” de Instagram y en qué se diferencia de Snapchat. bbc. https://www.bbc.com/mundo/noticias-36962958

Cáceres, G., Perea da Silva, T., Vázquez, M., & Torres, M. G. (2017). El impacto de los influencers de Instagram en la decisión de compra de indumentaria de los jóvenes. [Trabajo Final de Investigación, Universidad Argentina de la Empresa]. Repositorio Institucional uade. https://repositorio.uade.edu.ar/xmlui/handle/123456789/6331

Daldorph, B. (2017). New French law says airbrushed or photoshopped images must be labelled. France 24. https://www.france24.com/en/20170930-france-fashion-photoshop-law-models-skinny

Feltman, C. E., & Szymanski, D. M. (2018). Instagram use and self-objectification: The roles of internalization, comparison, appearance commentary, and feminism. Sex Roles, 78(5), 311-324. https://doi.org/10.1007/s11199-017-0796-1

Fernández Lerma, A. (2017). Estudio del origen de la figura del influencer y análisis de su poder de influencia en base a sus comunidades [Tesis de pregrado, Universitat Pompeu Fabra]. Repositorio upf. http://hdl.handle.net/10230/36313

Fernández Pardo, A. (2013). El backstage de los egoblogs. Ediciones Protocolo.

Festinger, L. (1954). A theory of social comparison processes. Human Relations, 7(2), 117-140. https://doi.org/10.1177/001872675400700202

Fredrickson, B. L., & Roberts, T. (1997). Objectification theory: Toward understanding women’s lived experiences and mental health risks. Psychology of Women Quarterly, 21(2), 173-206. https://doi.org/10.1111/j.1471-6402.1997.tb00108.x

Fundación Marqués de Oliva. (2021). Estudio sobre las 500 personas más influyentes de España. Fundación Marqués de Oliva. https://cutt.ly/qjRRvlv

García, S. (2021, 9 de febrero). Adiós al engaño de la piel perfecta: El Reino Unido prohíbe los filtros de belleza a los influencers en Instagram. S Moda El país. https://smoda.elpais.com/belleza/filtros-belleza-influencers-instagram/

Garlick, H. (2020). Why gender stereotypes are perpetuated on Instagram. ft Magazine. https://www.ft.com/content/2cc5ca3a-6337-11ea-a6cd-df28cc3c6a68

Igartua, J. J., Ortega-Mohedano, F., & Arcila-Calderón, C. (2020). Usos de la comunicación en los tiempos del Coronavirus. Un estudio transcultural. El Profesional de la Información, 29(3), e290318. https://doi.org/10.3145/EPI

Jiang, S., & Ngien, A. (2020). The effects of Instagram use, social comparison, and self-esteem on social anxiety: A survey study in Singapore. Social Media + Society, 6(2). https://doi.org/10.1177/2056305120912488

Linares, H. (2021, 6 de mayo). Solo uno de cada tres jóvenes de entre 16 y 24 años sabe identificar las fuentes de lo que lee en redes sociales. Kantar. https://www.kantar.com/es/inspiracion/publicidad-y-medios/solo-uno-de-cada-tres-jovenes-de-entre-16-y-24-anos-sabe-identificar-la-fuente

Keyte, R., Mullis, L., Egan, H., Hussain, M., Cook, A., & Mantzios, M. (2020). Self-compassion and Instagram use is explained by the relation to anxiety, depression, and stress. Journal of Technology in Behavioral Science, 6(2), 436-441. https://doi.org/10.1007/s41347-020-00186-z

Lim, M., & Yang, Y. (2015). Effects of users’ envy and shame on social comparison that occurs on social network services. Computers in Human Behavior, 51, 300-311. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.05.013

Lowe-Calverley, E., Grieve, R., & Padgett, C. (2019). A risky investment? Examining the outcomes of emotional investment in Instagram. Telematics and Informatics, 45, 101299. https://doi.org/10.1016/j.tele.2019.101299

Lup, K., Trub, L., & Rosenthal, L. (2015). Instagram #instasad?: Exploring associations among Instagram use, depressive symptoms, negative social comparison, and strangers followed. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 18(5), 247-252. https://doi.org/10.1089/cyber.2014.0560

Martín García, T. (2017). Los blogs de moda: nuevos preservadores de los estereotipos de género de las revistas femeninas [Tesis de Doctorado, Universidad Complutense de Madrid]. Repositorio Institucional de la ucm. https://eprints.ucm.es/id/eprint/42086/

McLean, S. A., Paxton, S. J., Wertheim, E. H., & Masters, J. (2015). Photoshopping the selfie: Self photo editing and photo investment are associated with body dissatisfaction in adolescent girls. The International Journal of Eating Disorders, 48(8), 1132-1140. https://doi.org/10.1002/eat.22449

Menéndez Menéndez, I., & Figueras Maz, M. (2014). La Evolución de la prensa femenina en España: de “La Pensadora Gaditana” a los blogs. Comunicación: Revista de Recerca i D’anàlisi, 30(1), 25-48. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4364729

O’Brien, K. (2015). The cultivation of eating disorders through Instagram. University of South Florida. https://scholarcommons.usf.edu/etd/6004

Ortiz, M. I. (2021). Reino Unido prohíbe los filtros de belleza en Instagram a las influencers. ABC. https://www.abc.es/estilo/belleza/abci-reino-unido-prohibe-filtros-belleza-instagram-influencers-202102101905_noticia.html

Porta, L., & Silva, M. (2003). La investigación cualitativa: el análisis de contenido en la investigación educativa. Anuario Digital de Investigación Educativa, (14), 28. http://biblioteca.esucomex.cl/RCA/La%20investigaci%C3%B3n%20cualitativa_el%20an%C3%A1lisis%20de%20contenido%20en%20la%20investigaci%C3%B3n%20educativa.pdf

Reece, A. G., & Danforth, C. M. (2017). Instagram photos reveal predictive markers of depression. epj Data Science, 6, 1-12. https://doi.org/10.1140/epjds/s13688-017-0110-z

Riera, S., & Figueras Maz, M. (2012). El modelo de belleza de la mujer en los blogs de moda. ¿Una alternativa a la prensa femenina tradicional? Medios de Comunicación, Publicidad y Género, 7. http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/cuestionesdegenero/article/view/908

Rodríguez, M. P., Pando-Canteli, M. J., & Zeberio, M. B. (2017). ¿Generan estereotipos de género los medios de comunicación?: Reflexión crítica para educadores. deusto Social Impact Briefings, 1. https://doi.org/10.18543/dsib-1(2016)-pp89-115.pdf

Ruiz Molina, E. (2014). Los blogs de moda; del periodismo al marketing. Análisis de las interacciones entre los egoblogs, los blogs periodísticos y las industrias del sector [Tesis de Doctorado, Universitat Autònoma de Barcelona]. https://www.tesisenred.net/handle/10803/362641

Smith, R. H., & Kim, S. H. (2007). Comprehending envy [Entendiendo la envidia]. Psychological Bulletin, 133(1), 46. https://doi.org/10.1037/0033-2909.133.1.46

Tiggemann, M., & Zaccardo, M. (2016). “Strong is the new skinny”: A content analysis of #fitspiration images on Instagram. Journal of Health Psychology, 23(8), 1003-1011. https://doi.org/10.1177/1359105316639436

Tiggemann, M., & Barbato, I. (2018). “You look great!”: The effect of viewing appearance-related Instagram comments on women’s body. Body Image, 27, 61-66. https://doi.org/10.1016/j.bodyim.2018.08.009

Tiggemann, M., Hayden, S., Brown, Z., & Veldhuis, J. (2018). The effect of Instagram “likes” on women’s social comparison and body dissatisfaction. Body Image, 26, 90-97. https://doi.org/10.1016/j.bodyim.2018.07.002

Tolentino, J. (2019). The Age of Instagram Face: How social media, FaceTune, and plastic surgery created a single, cyborgian look. The New Yorker. https://www.newyorker.com/culture/decade-in-review/the-age-of-instagram-face

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.