Conteúdo do artigo principal

Autores

Introdução: este artigo busca debater e problematizar a apropriação indígena de normatividades expedida por autoridades estatais colombianas acerca da gestão dos medicamentos tradicionais indígenas e os medicamentos da biomedicina no país, especificamente nas comunidades inga e kamsá. Desenvolvimento: dita problemática compreende-se de melhor maneira quando se entende a tradição comercial e itinerância destas comunidades indígenas. Este artigo mostra como a normatividade repercute na forma de perceber o bem-estar, os métodos de tratamento e a doença por parte da medicina indígena de Putumayo, insere em médias e pequenas populações urbanas do altiplano de Cundinamarca e Boyacá da Colômbia. Tal situação gera diferentes estratégias de inserção da medicina indígena por parte desta população, como os medicamentos empacotados, semelhantes em aparência aos medicamentos da biomedicina, estratégia inevitável no marco do pluralismo médico que necessariamente se apresenta em contextos não fechados, o que faz que se fortalezam os estereótipos das populações indígenas nas cidades e, por outro lado, a obrigatória comercialização que sofrem os medicamentos indígenas ao momento de sair ao público urbano, que não se intercambiam, senão que se compram e se vendem com dinheiro. Conclusões: as normas, leis e decretos para a regulação dos medicamentos —e as normas que reconhecem a medicina tradicional indígena sob o marco de reconhecimento multicultural— estão sendo criadas sob estereótipos estáticos ʻdo indígenaʼ, o que reforça a necessidade de umas estratégias de inserção da medicina indígena nas cidades por parte essas comunidades.  
Garzon-Forero, Mst, D. A. (2019). Estratégias de inserção de xamãs inga e kamsá nas urbes medianas e pequenas do planalto Cundiboyacense: uma proposta desde a categoria de medicina indígena empacotada. Revista Ciencias De La Salud, 17(Especial), 69–87. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud/a.8120

Crandon L. Medical dialogue and the political economy of medical pluralism: a case from rural highland Bolivia. Am Ethnol. 1986;13(3):463. Doi: https://doi.org/10.1525/ ae.1986.13.3.02a00040

Eliade M. El chamanismo y las técnicas arcaicas del éxtasis. Traducido por Ernestina de Champourcin. Primera reimpresión. Madrid: FCE-España; 2001.

Guo S. An investigation into the origin of the term “shaman”. Sibirica. 2015;14(3):46-62. Doi: https://doi.org/10.3167/sib.2015.140303

Joralemon D. Shamanism. En JD Wright editor, International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences (Second Edition). Orlando: Elsevier; 2001. p. 868-70.

Levi-Strauss C. ix. El hechicero y su magia. En C Levi-Stauss Antropología estructural. España: Paidos Ibérica; 1987.

Boas F. Cuestiones fundamentales de antropología cultural. Buenos Aires: Ediciones Solar; 1964.

Pinzón Castaño CE, Garay G. Inga y Kamsa del Valle del Sibundoy. En Correa Rubio F. Geografía humana de Colombia: Región Andina Central. Tomo IV, Volumen 3. Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura Hispánica; 1998.

Pinzón Castaño CE, Suárez Prieto R, Garay Ariza G. Mundos en Red. La cultura popular frente a los retos del siglo xxi. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia; 2004.

Lombardi D. Neo-chamanismo: el ritual transferido. XI Coloquio Internacional Sobre Otopames 2009. Interdisciplinary Social Sciences-Anthropology; 2011.

Caicedo-Fernández A. La Alteridad radical que cura. Neochamanismos yajeceros en Colombia. Bogotá: Ediciones Uniandes; 2015.

Taussig MT. Chamanismo, colonialismo y el hombre salvaje un estudio sobre el terror y la curación. Popayán: Universidad del Cauca; 2012.

Sowell D. Miguel Perdomo Neira: healing, Culture, and Power in the Nineteenth-Century Andes. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, 1997;24: 167-88.

Wagner K. The Package as an Actor in Organic Shops. Journal of Cultural Economy, 2013;6(4):434-52. Doi: https://doi.org/10.1080/17530350.2013.852359

Hawkins G. Packaging water: plastic bottles as market and public devices. Economy and Society, 2011;40(4):534-52. Doi: https://doi.org/10.1080/03085147.2011.602295

Thrift N. The material practices of glamour. Journal of Cultural Economy, 2008;1(1):9-23. Doi: https://doi.org/10.1080/17530350801913577

Ordóñez JT. Documentos e indocumentados: Antropología urbana, inmigración y ciudadanía. Revista de Antropología Social 2013;22. Doi: http://dx.doi.org/10.5209/rev_ RASO.2013.v22.43183

Das V. The Signature of the State: the Paradox of Illegibility. En V. Das & D. Poole (Eds.). Anthropology in theMargins of the State. Santa Fe: N.M; 2004 p. 225-52.

Oluwadare CT, Dada AA, Oluwadare BI, AlHassan S. Women Health Seeking And Utilization Of Indigenous Medicine In Urban Ekiti State, Nigeria. Journal Of Contemporary Politics, 2018;4(1).

Albus M. Health Change in Patients Using Alternative Medical Systems In Cuenca, Ecuador. NAPA Bulletin, 2007;27(1):93-109. Doi: https://doi.org/10.1525/napa.2007.27.1.93

Sussman LK. The Use of Herbal and Biomedical Pharmaceuticals on Mauritius. En S. VD Geest, S Reynolds-Whyte (Eds.), The Context of Medicines in Developing Countries: Studies in Pharmaceutical Anthropology. Netherland: Kluwer Academic Publishers; 1988, p. 199-216.

Wolffer I. Traditional Practitioners and Western Pharmaceuticals in Sri Lanka. En SVD Geest, S Reynolds-Whyte (Eds.), The Context of Medicines in Developing Countries: Studies in Pharmaceutical Anthropology. Netherland: Kluwer Academic Publishers; 1988, p. 47-56.

Press I. The Urban Curandero. American Anthropologist. New Series, 1971;73(3):741-56. Doi: https://doi.org/10.1525/aa.1971.73.3.02a00140

De la Cadena M. Introducción. En Cadena M de la editora, Formaciones de indianidad. Articulaciones raciales, mestizaje y nación en América Latina. Popayán: Ediciones Envión; 2007, p. 7-35.

De la Cadena M, Starn O. Indigeneidad: problemáticas, experiencias y agendas en el nuevo milenio. Tabula Rasa, 2009;191-223.

Garzón-Forero D. Medicinas indígenas empaquetadas: configuraciones a través de lo exótico, la comercialización y regulaciones en las urbes del altiplano cundiboyacense. [Tesis de maestría]. [Bogotá]: Universidad del Rosario. 2017.

Ulloa A. La articulación de los pueblos indígenas en Colombia con los discursos ambientales, locales, nacionales y globales. En M De la Cadena, Formaciones de indianidad. Articulaciones raciales, mestizaje y nación en América Latina. Popayán: Ediciones Envión; 2007, p. 279-326.

Falisse JB, Masino S, Ngenzebuhoro R. Indigenous medicine and biomedical health care in fragile settings: insights from Burundi. Health Policy and Planning, 2018;33(4):483-93. Doi: https://doi.org/10.1093/heapol/czy002

Night R. Maya Medicine in the Biological Gaze: Bioprospecting Research as Herbal Fetishism. Curr Anthropol. 2002;(3):451.

Romero Picón Y. El bisturí de oro. Una reflexión sobre biopedagogía y antropología de la medicina, la salud y el chamanismo. Tabula Rasa. 2012;(16):283-93.

GS Han. The myth of medical pluralism: A critical realist perspective. Sociological Research Online, 2002;6. Doi: https://doi.org/10.5153/sro.660

Miles A. Healers as entrepreneurs: Constructing an image of legitimized potency in urban Ecuador. En C Greenway, JD Koss-Chioino, T Leatherman, Medical Pluralism in the Andes. Londres: Routledge; 2002, p. 107-28.

Caracol Radio. Indígenas denuncian discriminación racial del Invima [internet]. 2007.[citado 2017 jun 04] Disponible en: http://caracol.com.co/radio/2007/03/11/nacional/1173593160_40079 6.html

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.