Conteúdo do artigo principal

Autores

Esta pesquisa tem como eixo teórico e conceitual, a tecnologia e a educação superior na Colômbia, apresenta como pergunta de pesquisa: quais serão os principais desafios que terá a educação superior na Colômbia para
o ano 2050 pelos avanços tecnológicos? O Enfoque metodológico que se utiliza para o desenvolvimento desta pesquisa é de corte misto qualitativo e quantitativo, o tipo de pesquisa descritiva e através do método da análise de um inquérito a expertos Delphi, e um workshop com expertos. Os expertos apresentam a necessidade de
novos modelos de gestão das universidades a uma maior profissionalização dos cursos universitários onde se incluam estas novas tecnologias. Podemos ressaltar que as tecnologias da informação e comunicação evidentemente podem chegar a afetar em seu conjunto a educação superior, mas também podem potenciar, e facilitar os processos de ensino e aprendizagem para que seja mais inclusiva.

Germán Andrés Moreno Cely, Universidad Central

UNIVERSIDAD CENTRAL Maestría en gestión de organizaciones, desarrollando artículo de grado UNIVERSIDAD ECCI Profesional en comercio internacional. UNIVERSIDAD ECCI Técnico profesional en Comercio Exterior y Negocios Internacionales. Email: gmorenoc2@ucentral.edu.co, gemoreno@uniandes.edu.co Dirección de correspondencia carrera: 1 este # 18ª10. Bogotá Colombia Documento de identidad: CC.80´027.600 de Bogotá D.C. País de nacimiento: Colombia Nacionalidad: Colombiano Fecha de nacimiento: 17 de septiembre de 1980 Autor de contacto: Germán Andrés Moreno Cely https://orcid.org/0000-0003-3449-0047

Ramón Eduardo Gutiérrez Rodríguez

UNIVERDIAD NACIONAL DE LA PLATA-ARGENTINA

Estudiante de Doctorado en Comunicación.

Finalizado el tercer semestre.

UNIVERSITÉ DE LA SORBONNE NOUVELLE, PARIS III

Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine.

Master 2 Recherche  Études Internacionales, spécialité  Études latino-americaines en el campo de las  Ciencias Humanas y Sociales

UNIVERSIDAD DE LOS ANDES

Facultad de Economía

Especialización en Evaluación Social de Proyectos

UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA

Facultad de Ciencias Económicas

Administración de Empresas.

Email: ramoneduardog@yahoo.com, ramoneduardog@gmail.com

Dirección de correspondencia calle 75 # 16-03. Bogotá Colombia 

Documento de identidad: C.C. 79.619.514 de Bogotá D.C.

País de nacimiento: Colombia

Nacionalidad: Colombiano 

Moreno Cely, G. A., & Gutiérrez Rodríguez, R. E. (2020). Estudo Prospectivo da Tecnologia na Educação Superior na Colômbia ao 2050. Revista Universidad Y Empresa, 22(38), 160–182. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.7583

CEPAL. (2011). Objetivos de la Prospectiva. Retrieved from https://biblioguias.cepal.org/ProspectivayDesarrollo/Prospectiva

Darcet, J. (1967). Étapes De La Prospective. Bibliothèque de Prospective, 343.

Fajardo, M. S. (2017). La Educación Superior Inclusiva en Algunos Países de Latinoamérica: Avances, Obstáculos y Retos. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 11(1), 171–197. https://doi.org/10.4067/S0718-73782017000100011

Fundación Telefonica. (2018). El trabajo y la revolución digital en España. Proyecto Millenium, 130. Retrieved from http://www.fundaciontelefonica.com/publicaciones

Guerrero, G. (2002). Revista historia de la educación colombiana. Revista Historia de La Educación Latinoamericana, Vol. 6(Núm. 5), 343–354.

Medina Vásquez, J. (2006). Manual de prospectiva y decisión estratégica: bases teóricas e instrumentos para América Latina y el Caribe. Insituto Latinoamericano y Del Caribe de Planificación Económica y Social, 438. Retrieved from http://www.eclac.cl/ilpes/publicaciones/xml/3/27693/manual51.pdf

Medina Vásquez, J., Becerra, S., & Castaño, P. (2014). Prospectiva y política pública para el cambio estructural en América Latina y el Caribe.

Melo, L., Ramos, J., & Hernández, P. (2014). La Educación Superior en Colombia: Situación Actual y Análisis de Eficiencia. Borradores de Economía, 808, 51.

Ministerio de Educación Nacional. (2009). ¿Qué es la educación superior? Retrieved from https://www.mineducacion.gov.co/1621/article-196477.html

Mojica, F. J. (2008). Dos modelos de la Escuela Voluntarista de Prospectiva Estratégica. Universidad Externado de Colombia, 1–11. Retrieved from http://www.franciscomojica.com/articulos/modprosp.pdf

Núñez, M. (2018). Estrategias para 2050 en busca del mejor escenario posible. Retrieved from https://aunclicdelastic.blogthinkbig.com/estrategias-para-2050-en-busca-del-mejor-escenario-posible-en-espana/

Rodríguez, R. B. (2004). Las nuevas tecnologías aplicadas a la educación del siglo XXI, 1–7.

SUÁREZ, M. A. C., MORENO, R. C., CAMELO, O. E., HERNANDEZ, N. M., & VELASCO, J. P. (2017). ESTUDIO PROSPECTIVO SOBRE LA GESTIÓN DEL CONOCIMIENTO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN COLOMBIA AL AÑO 2025.

Zapata, R. (2006). La escuela francesa de estrategia y prospectiva: una investigación aplicada. Revista Ciencias Estratégicas, 14(15), 55–66.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.