Conteúdo do artigo principal

Autores

Considerando a grande relevância que tem a gestão da qualidade na atual a conjuntura internacional, o presente trabalho de investigação faz uma revisão e uma análise da mais destacada norma nesta matéria: ISO 9001. No documento se estabelecem as origens do termo qualidade assim como a evolução que o mesmo tem tido ao longo do tempo. Este define-se fazendo uso da descrição da família de normas. Se identifica também a sua estrutura assim como os princípios nos que se baseia. A partir do anterior, como um resultado adicional do trabalho, detalham-se os benefícios qualitativos e quantitativos que a norma brinda às empresas que se adscrevem à mesma. Finalmente, estabelecem-se as principais modificações que a nova ISO 9001 versão 2015 incorporará

Edmundo Lizarzaburu Bolaños

Doctorando en Investigación de Ciencias de la Administración, de la Universidad Carlos III (España), Global MBA de la Thunderbird School of Global Management (Estados Unidos) y la Escuela de Graduados en Administración y Dirección de Empresas (Egade) del Tecnológico de Monterrey (México), magíster en Contabilidad y Finanzas, de la Universidad de San Martín de Porres (Perú), ingeniero Industrial de la Pontificia Universidad Católica del Perú. Profesor del Departamento de Finanzas de la Universidad ESAN (Perú). Correo electrónico: elizarzaburu@esan.edu.pe

Lizarzaburu Bolaños, E. (2016). A gestão da qualidade no Peru: um estudo da norma ISO 9001, seus benefícios e as principais mudanças na versão 2015. Revista Universidad Y Empresa, 18(30), 33–54. https://doi.org/10.12804/rev.univ.empresa.30.2016.02

Alcalde San Miguel, P. (2008). Calidad. Madrid: Paraninfo.

Bustinza, S. (2014). La ISO 9001 y el camino a su nueva versión. Mercados & Regiones, 2, 30. Recuperado de http://issuu.com/ mercadosyregiones/docs/mercados_regiones2

Centro de Desarrollo Industrial [CDI]. (2013). Empresas certificadas con ISO 9001 en el Perú. Recuperado de http://www.cdi.org.pe/asist_empcertISO9000040.htm

Comité Técnico ISO/TC 176. (2005). Norma internacional ISO 9000: sistema de gestión de la calidad. Fundamentos y vocabulario. Ginebra: International Organization for Standardization.

Comité Técnico ISO/TC 176 (2008). Norma internacional ISO 9001: sistema de gestión de la calidad. Requisitos. Ginebra: International Organization for Standardization.

Cuatrecasas, L. (2012). Gestión de la calidad total. Madrid: Díaz de Santos.

DNV GL (2014). Gestión de la calidad ISO 9001:2015. Recuperado de http://www.dnvba.com/es/Informacion- prensa/Documents/

ISO90012015.pdf

European Quality Assurance [EQA]. (2014) Novedades en la norma ISO 9001:2015. Madrid: European Quality Assurance.

Feigenbaum, A. (1983). Control total de la calidad (3a ed.). Nueva York: McGraw-Hill.

Fontalvo, T. (2011). Evaluación del impacto de los sistemas de gestión de calidad en la liquidez y rentabilidad de las empresas de la zona industrial de Mamonal. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 34, 314-334.

Hoyle, D. (2006). ISO 9000 Quality Systems Handbook (5a ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.

Instituto nacional de defensa de la competencia y de la protección de la propiedad intelectual [Indecopi]. (2012a). Perú solo tiene mil empresas con certificación de calidad. RPP Noticias. Recuperado de http://rpp.pe/economia/ economia/indecopi-peru-solotiene-mil-empresas-con-certificacion-de-calidad-noticia-532152

Instituto nacional de defensa de la competencia y de la protección de la propiedad intelectual [Indecopi]. (2012b). Unas 800 empresas cuentan con certificación de gestión de calidad. RPP Noticias. Recuperado de http://rpp. pe/economia/economia/unas800-empresas-cuentan-con-certificacion-de-gestion-de-calidadnoticia-525276

Instituto Nacional de Estadística e Informática [INEI]. (2013). Estructura empresarial 2012. Lima: Depósito Legal Biblioteca de la Nación.

International Organization for Standardization [ISO]. (2013). ISO 9001:2015. Quality Management Systems. Requirements (Committee Draft). Ginebra: Autor.

López, L. (2013). Cambio en los principios de calidad para la norma ISO 9001:2015. Americantrustregister. Recuperado de http:// americantrustregister.blogspot. com.co/

Ministerio de Comercio Exterior y Turismo. (2014). Acuerdos comerciales del Perú. Recuperado de http://www.acuerdoscomerciales.gob.pe/

Morelos, J., Fontalvo, T. & Vergara, J. (2013). Incidencia de la certificación ISO 9001 en los indicadores de productividad y utilidad financiera de empresas de la zona industrial de Mamonal en Cartagena. Estudios Gerenciales, 29(126), 99-109.

Nonaka, I. & Takeuchi, H. (1995).The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Nueva York: Oxford University Press.

Oficina Internacional del Trabajo [OIT]. (2007). Informaciones generales sobre la Organización Internacional de Normalización. Recuperado de http://www.ilo. org/wcmsp5/groups/public/--ed_norm/---relconf/documents/ meetingdocument/wcms_

gb_298_15_5_add_es.pdf

Pyzdek, T. & Keller, P. (eds.). (2013). The Handbook for Quality Management: A Complete Guide to Operational Excellence (2a ed.). Nueva York: McGraw-Hill.

Rey. D. (2013). ¿Qué nos depara la futura ISO 9001:2015? Calidadnetwork. Recuperado de http:// www.calidadnetwork.com/numero4/files/assets/basic-html/ page32.html

Yáñez, C. (2008). Sistema de gestión de calidad en base a la norma ISO 9001. Internacional eventos. Recuperado de http://internacionaleventos.com/articulos/articuloiso.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.