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Neste artigo, analisamos um dos principais cenários utilizados por Bolsonaro para se comunicar com os cidadãos durante todo o seu mandato: as lives semanais transmitidas na sua conta oficial do Instagram. A amostra inclui o estudo de dez lives, em que descrevemos como a comunicação não-verbal do ex-presidente brasileiro poderia ativar um processo de humanização e aproximação do líder, normalizando formas de violência e fortalecendo a polarização política. A metodologia utilizada na análise se baseia na grounded theory, que sistematiza a pesquisa qualitativa por meio da construção de hipóteses e teorias mediante a coleta e análise de dados. Este procedimento de análise abarca uma metodologia indutiva que extrai as categorias da comunicação não-verbal por meio da descrição e classificação do material e das fontes de dados a analisar. A contextualização e interpretação dos resultados é apoiada pelo trabalho de campo etnográfico durante a campanha eleitoral. Os resultados indicam o uso de elementos amadores nos vídeos, que geram uma aproximação do Bolsonaro com os cidadãos, assim como a inclusão de movimentos corporais que mostram seu carisma como um líder imperfeito e da paralinguagem baseada no humor para a construção de um personagem violento.

Gabriel Bayarri Toscano, University of London

Formación Académica: Doctor en Antropología y Sociología. Macquarie University y Universidad Complutense.

Filiación Institucional: Newton International Fellow. Centre for Latin American and Caribbean Studies. Institute of Languages, Cultures and Societies. School of Advanced Study. University of London.

Principales líneas de investigación: Extrema derecha latinoamericana; Comunicación memética; Antropología Política.

Dirección de correo electrónico: g.bayarritoscano@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3540-9696

Juliana Colussi, Universidad Rey Juan Carlos

Formación Académica: Doctora y Máster en Periodismo por la Universidad Complutense de Madrid.

Filiación Institucional: Profesora asociada del Programa de Periodismo y Opinión Pública de la Universidad del Rosario (Colombia).

Principales líneas de investigación: Desinformación y política; periodismo móvil; innovación y medios.

Dirección de correo electrónico: julianacolussi@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6324-3857

 

Flávia Gomes-Franco e Silva, Universidad Rey Juan Carlos

Formación Académica: Doctora en Ciencias de la Comunicación y Máster en Comunicación y Problemas Socioculturales por la Universidad Rey Juan Carlos.

Filiación Institucional: Profesora Contratada Doctora, Universidad Rey Juan Carlos.

Principales líneas de investigación: Tecnologías de la información y la comunicación, redes sociales, análisis del discurso, neuromarketing y marketing sensorial.

Dirección de correo electrónico: flavia.gomes@urjc.es

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0608-2567

Sandro Arrufat-Martín, Universidad Rey Juan Carlos

Formación Académica: Doctor en Ciencias de la Comunicación y Máster en Protocolo, Comunicación y Organización Integral de Eventos por la Universidad Rey Juan Carlos. Máster en Dirección de Comunicación Corporativa por EAE Business School.

Filiación Institucional: Profesor Asociado, Universidad Rey Juan Carlos.

Principales líneas de investigación: Periodismo, redes sociales, relaciones públicas, comunicación corporativa.

Dirección de correo electrónico: sandro.arrufat@urjc.es

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3104-4765

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