Conteúdo do artigo principal

Autores

Desde a década de 1990, a indústria de calçados foi afetada pelos processos de abertura econômica associados ao Acordo de Livre Comércio da América do Norte e, posteriormente, pelas crises econômicas (1997 e 2008) e pela pandemia da Covid-19. Em todos os casos conseguiu se recuperar devido a suas raízes, considerando sua localização no município de Guadalajara desde a época colonial, bem como o know-how que permanece no mercado de trabalho e as redes produtivas em sua cadeia de valor. Nessa última, são identificadas aglomerações de empresas de calçados e de design, bem como seus fluxos que podem ser transmitidos como meios de comunicação mais densos, rápidos e baratos. Os benefícios podem ser economias de escala externas (Vázquez, 2005), aumento da competitividade (Porter, 1998) e, portanto, interrupção do declínio da indústria de calçados.

Luna Plascencia, N. R., & Lozano Uvario, K. M. (2024). Identificação de relações por proximidade: o caso da indústria de calçados e de design em Guadalajara de 1999 a 2020. Territorios, (51-Esp.), 1–25. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/territorios/a.12609

Álvarez, I. (2016, 4 de enero). La guía del calzado en México. https://blogdelcalzado.com/2016/01/04/daniela-duran-un-calzado-artesanalmuy-mexicano/

Becattini, G. (2002). Del distrito industrial marshalliano a la “teoría del distrito” contemporánea: una breve reconstrucción crítica. Investigaciones Regionales, (1), 9-32.

Boschma, R. A. (2005). Does geographical proximity favour innovation? Économie et Institutions, (6-7), 111-128. https://doi.org/10.4000/ei.926

Breschi, S., & Lissoni, F. (2006). Mobility of inventors and the geography of knowledge spillovers: new evidence on us data. Cesspri.

Breschi, S., & Lissoni, F. (2009). Mobility of skilled workers and co-invention networks: an anatomy of localized knowledge flows. Journal of Economic Geography, 9(4), 439-468. https://doi.org/10.1093/jeg/lbp008

Cota, R., & Carrillo, K. (2016). Adopción y uso de las tecnologías de la información en pequeñas empresas del calzado en Guadalajara, Jalisco . Expresión Económica, 36. https://doi.org/10.32870/eera.vi36

Crevoisier, O. (2004). The innovative milieus approach: toward a territorialized understanding of the economy? Economic Geography, 80(4), 367-379.

Esri. (s. f.). Cómo funciona: autocorrelación espacial (I de Moran global). https://pro.arcgis.com/es/pro-app/latest/tool-reference/spatial-statistics/hhow-spatial-autocorrelation-morans-i-spatial-st.htm

Hernández, E., & Morales, J. (2014). La industria del calzado en Jalisco: ¿clúster o agrupamientos empresariales? En R. Arechavala Vargas, Procesos de clusterización en Jalisco (pp. 85-126). Guadalajara.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI). (2019). Censos económicos 1999, 2004, 2009, 2014 y 2019.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI). (2021). Diccionario estadístico nacional de unidades económicas (DENUE).

IM Intermoda. (s. f.). Nosotros. https://intermoda.com.mx/pages/nosotros

Maillat, D. (1998). From the industrial to the innovation milieu. Recherches Economiques de Louvain, 64(1), 111-112.

Mares, A. (2020). Fashion network. https://mx.fashionnetwork.com/news/Se-inaugura-la-exposicion-jaliscocrea-moda-diseno-milan-guadalajara-,1265352.html

Lugo, N. I., & Hernández, E. D. (2019). La comercialización por catálogo en la industria del calzado: estrategia de permanencia en el mercado. En J. Morales & M. López, Estudios sobre precariedad y trabajo en la región centro-occidente de México. Universidad de Guadalajara.

Porter, M. (1998). Los clústeres y la nueva economía de la competencia. Harvard Business Review, 76(6), 77-90.

Rabellotti, R. (1998). Effects in Italian and Mexican footwear industrial clusters. Small Business Economics, 10(3), 243- 262.

Rallet, A., & Torre, A. (1999). Is geographical proximity necessary in the innovation networks in the era of global economy? GeoJournal, 49, 373-380. https://doi.org/10.1023/A:1007140329027

Rodríguez Cohard, J. (2009). Los procesos de desarrollo local desde la perspectiva europea: génesis y transformación. Semestre Económico, 12(24), 37-55.

Torre, A., & Rallet, A. (2005). Proximity and localization. Regional Studies, 39, 47-59. https://doi.org/10.1080/0034340052000320842

Torres, F. (s. f.). Calzado. http://www.contactopyme.gob.mx/estudios/docs/calzado_edomex.PDF

Vázquez, A. (2005). Las nuevas fuerzas del desarrollo. Antoni Bosch.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.