Conteúdo do artigo principal

Autores

As MPE, como unidades económico-produtivas com características próprias, têm evolucionado até converter-se talvez na categoria de organizações com maior impacto económico e social. Ainda que existem diversos campos nas ciências administrativas relacionados com a gestão deste tipo de empresas, o da gestão estratégica tem conseguido consolidar-se provavelmente como o mais propício para o sucesso da competitividade nas mesmas. A responsabilidade social empresarial (RSE) tem emergido como uma prática comum nas grandes empresas, mas atualmente resulta implementada em quase o planeta todo, inclusive nas MPE, isto por iniciativa própria ou por mandato legal. De acordo com os resultados analisados segundo o método hermenêutico, a partir de uma pesquisa qualitativa suportada nas técnicas da observação participante e a entrevista em profundidade, neste artigo se expõe uma alternativa para a abordagem da SER por parte dos diretivos deste tipo de organizações, de acordo com o marco da gestão estratégica.

José Antonio Martínez Velasco

[1] Doctor en Ciencias Administrativas y Gerenciales, de la Universidad de Carabobo (Venezuela). Profesor en el programa de Doctorado en Ciencias Administrativas y Gerenciales, de la Universidad de Carabobo y miembro del Centro de investigación y desarrollo de la pequeña y mediana empresa y la microempresa del estado Carabobo (Venezuela). Dirección postal: 11800 NW 101st Rd.VE-1059810Miami, Fl. 33198-1044.Correo electrónico: venlider@hotmail.com

Martínez Velasco, J. A. (2016). A gestão estratégica da responsabilidade social nas MPE venezuelanas. Revista Universidad Y Empresa, 18(30), 191–209. https://doi.org/10.12804/rev.univ.empresa.30.2016.10

Cipolla, C. (2002). Historia económica de la Europa preindustrial. Barcelona: Crítica.

Congreso de Venezuela. (1955). Código de Comercio de Venezuela. Gaceta oficial de la República Bolivariana de Venezuela, número 475 del 21 de diciembre.

Damiani, L. (2009). Epistemología y ciencia en la modernidad. Caracas: Ediciones Faces.

De Soto, H. (2002). Los misterios del capital: por qué el capitalismo triunfa en Occidente y fracasa en el resto del mundo. Buenos Aires: Sudamericana S. A.

Dividendo Voluntario para la Comunidad [DVC]. (2012). Estatutos. Recuperado de http://www. dividendovoluntario.org/

Fayol, H. (1987). Administración industrial y general (10a ed.).

Buenos Aires: El Ateneo.

Federación de Cámaras y Asociaciones de Comercio y Producción de Venezuela. (2014). Informe anual. Caracas: Autor.

Fernández Rodríguez, Z. (1987). Evolución del pensamento estratégico, Economistas, 28, 6-13.

Husserl, E. (1986). Ideas relativas a una fenomenología pura y una filosofía fenomenológica. México: Fondo de Cultura Económica.

Instituto Nacional de Estadística de la República Bolivariana de Venezuela. (2010). Informe anual. Caracas: Autor.

Johnson, G., Scholes, K. & Whittington, R. (2006). Dirección estratégica (7a ed.). Madrid: Pearson.

Luchena Mozo, G. M. (2007). Fiscalidad de la empresa familiar.

Barcelona: Atelier Libros.

Martín Martín, V. & Cepeda González, I. (2006). Lecciones de Historia Económica. Madrid: McGraw-Hill.

Méndez Rivas, C. (2004). Responsabilidad social de empresarios y empresas en Venezuela durante el siglo XX. Caracas: Strategos consultores.

Morin, E. (2002). Introducción al pensamiento complejo. Madrid: Gedisa.

Navas, J. E. & Guerras, L. A. (2001). La dirección estratégica de la empresa. Madrid: Civitas.

Porter, M. E. (2005). Estrategia y ventaja competitiva. Barcelona: Deusto.

Presidencia de la República. (2008). Decreto con rango, valor y fuerza de ley para la promoción y desarrollo de la pequeña y mediana industria y unidades de propiedad social, Gaceta Oficial, 1-34.

Recuperado de http://images. eluniversal.com//2008/08/04/ leyh12.pdf

Presidencia de la República. (2012). Ley orgánica del trabajo, los trabajadores y las trabajadoras. Decreto Nº 8.938 del 30 de abril de 2012. Recuperado de http:// www.lottt.gob.ve/

Stoner, J. & Wankel, C. (1989). Administración. México D. F.: Prentice Hall Hispanoamericana S. A.

Taylor, F. W. (2003). Principles of Scientific Management. Londres:

Routledge.

Torres, R. P. (2006). La responsabilidad social corporativa en las Pyme, Lan Harremanak, Revista de relaciones laborales, 14, 77-96.

Vázquez Gallardo, D. & Polo Castilla, F. (2013). Diseño de un sistema de comunicación eficaz para la responsabilidad social en las pyme. Tribuna de Economía ICE, 872, 161-178.

Weber, M. (1978). Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus. Gütersloh: GTB Siebenstern.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.