Conteúdo do artigo principal

Autores

A maioria das empresas desconhecem os incentivos, motivações e benefícios de incorporar a gestão ambiental como ferramenta de regulação de suas ações de sustentabilidade. Para a realização desta pesquisa, que procura responder a essa necessidade, se realizou um questioná- rio a dez empresas que participam no Programa Nacional de Auditoria Ambiental (PNAA), no México. Se encontrou que os incentivos que têm para incorporar dita gestão são o corporativismo verde, os grupos de interesse, o consumidor e o mercado verde, as motivações, por sua parte, são o perfil empresarial, os recursos e capacidades, a estratégia de negócio e a gestão de ações de sustentabilidade. Finalmente, os benefícios são económicos, sociais, ambientais e em matéria de competitividade.

Ingrid Yadibel Cuevas Zúñiga

Maestra en Ciencias en Administración de Negocios y Contadora Pública, del Instituto Politécnico Nacional, Escuela Superior de Comercio y Administración (ESCA), Unidad Santo Tomás (México) y doctoranda en Ciencias Sociales, del Instituto Politécnico Nacional (IPN), Escuela Superior de Comercio y Administración (ESCA), Unidad Santo Tomás (México).Profesora de la Maestría en Ciencias en Administración de Negocios. Dirección postal: Escuela Superior de Comercio y Administración, Unidad Santo Tomás, Prolongación de Carpio 471, Colonia Plutarco Elías Calles, Delegación Miguel Hidalgo, C. P. 11340, México D. F. Correo electrónico: icuevasz@ipn.mx

Luis Rocha Lona

PhD Operations Management, Manchester Business School, University of Manchester. MSc in Control Systems, University of Sheffield. Jefe de la Sección de Estudios de Posgrado e Investigación y profesor investigador del Instituto Politécnico Nacional (IPN), Escuela Superior de Comercio y Administración (ESCA), Unidad Santo Tomás (México). Correo electrónico: lrocha@ipn.mx

María del Rocío Soto Flores

Doctora en Administración y Dirección de Empresas, de la Universidad Politécnica de Cataluña (España). Profesora de la Sección de Estudios de Posgrado e Investigación (SEPI) de la Escuela Superior de Comercio y Administración Santo Tomás (ESCA ST) del Instituto Politécnico Nacional (IPN) (México). Correo electrónico: mrsoto03@yahoo.com.mx

Cuevas Zúñiga, I. Y., Rocha Lona, L., & Soto Flores, M. del R. (2016). Incentivos, motivações e benefícios da incorporação da gestão ambiental nas empresas. Revista Universidad Y Empresa, 18(30), 131–141. https://doi.org/10.12804/rev.univ.empresa.30.2016.06

Auld, G. (2014). Constructing Private Governance: The Rise and Evolution of Forest, Coffee, and Fisheries Certification. New Haven: Yale University Press.

Ayuntamiento de Socuéllamos. (2000). Guía para el desarrollo sostenible de la pequeña y mediana empresa. Socuéllamos: Autor.

Banerjee, S. B. (2002). Corporate Environmentalism: The Construct and its Measurement. Journal of Business Research, 55(3), 177-191.

Barba, A. A. & Solís, P. C. (2000). La empresa sustentable en una sociedad de riesgo. Iztapalapa (48), 163-182.

Barrow, C. J. (2006). Environmental Management for Sustainable Development (2a ed.). Londres:Routledge.

Belcham, A. (2015). Manual of Environmental Management. Londres: Routledge.

Binder, M., Jänicke, M. & Petschow, U. (eds.). (2001). Green Industrial Restructuring: International Case Studies and Theoretical Interpretations. Berlin: Springer.

Black, T. R. (2009). Doing Quantitative Research in the Social Sciences: An Integrated Approach to Research Design, Measurement and Statistics. Londres: SAGE.

Bowen, F. E. (2000). Environmental Visibility: A Trigger of Green Organizational Response? Business Strategy and the Environment, 9(2), 92-107.

Cajiga, C. J. (2012). El concepto de responsabilidad social empresarial. México D. F.: Centro Mexicano para la Filantropía.

Chamorro, A. (2001). El marketing ecológico. 5campus.org, Medio Ambiente. Recuperado de http:// ciberconta.unizar.es/Leccion/ ecomarketing/ecomarketing.pdf

Cleveland, C. J., Stern, D. I. & Costanza, R. (eds.). (2001). The Economics of Nature and the Nature of Economics. Northampton: Edward Elgar.

Daly, H. E. (1996). Beyond Growth: The Economics of Sustainable Development. Boston: Beacon Press.

De Burgos, J. & Céspedes, J. (2001). Environmental performance as an operations objective. International Journal of Operations & Production Management, 21(12), 1553-1572.

Edwards, A. J. (2001). ISO 14001 Environmental Certification Step by Step. Oxford: ButterworthHeinemann.

Elliott, J. A. (2006). An Introduction to Sustainable Development (3a ed.). Nueva York: Routledge, Taylor & Francis Group.

Enders, J. C. & Remig, M. (eds.). (2015). Theories of Sustainable Development. Londres: Routledge, Taylor & Francis Group.

Glaser, L. & Thompson, G. (2000). Demand for Organic and Conventional Beverage Milk. Recuperado de http://faculty.ksu.edu.sa/62311/Research%20Library/19.pdf

Gudynas, E. (1992). Los múltiples verdes del ambientalismo latinoamericano. Nueva Sociedad, (122), 104-115.

Gulbrandsen, L. H. (2010). Transnational Environmental Governance: The Emergence and Effects of the Certification of Forests and Fisheries. Cheltenham: Edward Elgar.

Hart, S. & Milstein, M. (2003). Creating Sustainable Value. Academy of Management Executive, 17(2), 56-69.

Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, P. (2009). Metodología de la investigación. México:McGraw-Hill.

Jacobsen, J. (2011). Sustainable Business and Industry: Designing and Operating for Social and Environmental Responsibility.

Milwaukee: ASQ Quality Press.

Lacruz, F. F. (2005). La empresa ambientalmente responsable. Una visión de futuro. Economía (21), 39-58.

Lawler III, E. E., Worley, C. G. & Creelman, D. (2011). Management Reset: Organizing for Sustainable Effectiveness. San Francisco: Jossey-Bass.

López, M., Molina, J. & Claver, E. (2008). Análisis de los factores que condicionan la percepción del directivo sobre el medio ambiente. Un estudio Qual/Quan. Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa (37), 123-172.

Maldonado, B., Rivas L. A., Molina, D. & Flores, J. L. (2007). Análisis de los modelos de marketing ambiental. Universidad & Empresa, 9(12), 20-38.

Menon, A. & Menon, A. (1997). Environpreneurial Marketing Strategy: The Emergence of Corporate Environmentalism as Market Strategy. Journal of Marketing, (61), 51-67.

Pacheco, S. V., Pavón, S. T. & Mejía, P. G. (2002). Prospectiva de la gestión ambiental en México. Recuperado de http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/viii-039.pdf

Procuraduría Federal de Protección al Ambiente [Profepa]. (2014). Programa Nacional de Auditoría Ambiental Profepa. Recuperado de http://www.profepa. gob.mx/innovaportal/v/26/1/ mx/programa_nacional_de_auditoria_ambiental.html

Rainey, D. L. (2006). Sustainable Business Development: Inventing the Future through Strategy, Innovation, and Leadership. Cambridge: Cambridge University Press.

Ramírez, T. A., Sánchez, N. J. & García, C. A. (2004). El desarrollo sustentable: interpretación y análisis. Revista del Centro de Investigación. Universidad La Salle, 6(21), 55-59.

Ritchie, J. (2013). Qualitative Research Practice: A Guide for Social Science Students and Researchers (2a ed.). Thousand Oaks:

SAGE.

Rodríguez, M. A., Villareal, M., Giachetti, M. I. & Banchero, M. E. (2002). Costos ambientales, su impacto en las empresas. Recuperado de http://www.econ. uba.ar/www/seminario/g319/ Costos%20Ambientales,%20 Su%20impacto%20en%20

las%20empresas.doc

Rogers, P. P., Jalal, K. F. & Boyd, J. A. (2008). An Introduction to Sustainable Development. Londres: Earthscan.

Rushton, K. (2002). Business Ethics: A Sustainable Approach. Business Ethics: A European Review, 11(2), 137-139.

Sachs, J. (2015). The Age of Sustainable Development. Nueva York:

Columbia University Press.

Secretaría del Medio Ambiente y Recursos Naturales [Semarnat]. (2014). Compendio de estadísticas ambientales. Edición 2014. Recuperado de http://apps1.semarnat.gob.mx/dgeia/compendio_2014/dgeiawf.semarnat. gob.mx_8080/ibi_apps/WFServlet7726.html

Soubbotina, T. P. (2004). Beyond Economic Growth: An Introduction to Sustainable Development (2a ed.). Washington: World Bank.

Tanner, C. & Wölfing Kast, S. (2003). Promoting Sustainable Consumption: Determinants of Green Purchases by Swiss Consumers. Psychology & Marketing, 20(10), 883-902.

Teddlie, C. & Tashakkori, A. (2009). Foundations of Mixed Methods Research: Integrating Quantitative and Qualitative Approaches in the Social and Behavioral Sciences. Thousand Oaks: SAGE.

Wayne, A. L. (2000). ISO 14000: un sistema de administración ambiental con oportunidades para contadores y otros consultores. Contaduría y Administración, (198), 55-66.

Wheelen, T. L., Hunger, J. D., Hoffman, A. N. & Bamford, C. E. (2014). Strategic Management and Business Policy: Globalization, Innovation, and Sustainability (14a ed.). Boston: Pearson.

Wild, J. J. & Wild, K. L. (2014). International Business: The Challenges of Globalization (7a ed.).Boston: Pearson.

Williams, O. F. (2014a). Sustainable Development: The UN Millennium Development Goals, the UN Global Compact, and the Common Good. Notre Dame:University of Notre Dame Press.

Williams, O. F. (2014b). Corporate Social Responsibility: The Role of Business in Sustainable Development. Londres: Routledge, Taylor & Francis Group.

World Commission on Environment and Development [WCED]. (1987). Our Common Future.Oslo: United Nations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.