Conteúdo do artigo principal

Autores

A tomada de decisões é uma destreza importante para o sucesso dos negócios; no entanto, nas pequenas empresas onde os gerentes cumprem múltiplos papeis, tomam-se decisões sem suporte em ferramentas técnicas, descartando
métodos de gestão estratégica, pois não são prioritários, levando-os a cometer erros nas estratégias adotadas. Esta situação é mais complexa ainda quando o negócio combina várias atividades econômicas. Desde este ponto de vista, é
importante dotar aos pequenos empresários com uma guia estratégica que lhes permita fazer seguimento ao negócio e melhorar o nível de assertividade na tomada de decisões. Para este fim, neste estudo desenhou-se um modelo de painelde comando baseado no Balanced Scorecard, o qual foi construído a partir da revisão de casos de implementação em empresas pertencentes a franquias, comercializadoras de alimentos e importadoras de produtos. Para conseguir o resultado final se combináramos objetivos com alcance similar, obtendo uma guia de objetivos estratégicos nas perspectivas financeira, de clientes, processos internos e aprendizagem e conhecimento. Os resultados sugerem que, efetivamente, os executivos podem modelar estratégias para o seu negócio a partir da combinação de indicadores tipicamente usados por diferentes empresas pertencentes ao mesmo setor industrial, permitindo-lhes conhecer como se podem obter vantagens competitivas sobre os demais atores do mercado.

Carlos Alberto Sánchez Retiz, Escuela Colombiana de Ingeniería Julio Garavito

Ingeniero Industrial de la Universidad Agraria de Colombia, Magister en Gestión de Información de la Escuela Colombiana de Ingeniería, Bogotá, Colombia. Correo: carlos.sanchez-r@mail.escuelaing.edu.co

Luz Ángelica Rodríguez Bello

Ingeniera industrial de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, especialista en Aseguramiento de la calidad del convenio ICONTEC y Universidad Agraria de Colombia. Especialista en Informática industrial de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Magíster en Gestión y políticas ambientales del IIIEE (International Institute for Industrial
Environmental Economics), Universidad de Lund (Suecia).

Sánchez Retiz, C. A., & Rodríguez Bello, L. Ángelica. (2019). Tomada de decisões em empresas pequenas que combinam várias atividades econômicas. Construção de um painel de comando. Revista Universidad Y Empresa, 21(37), 228–262. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.6762

Agudelo, M., & Calderón, J. (2012). Análisis Gerencial panaderías y pastelerías Metropan LTDA. Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá, Colombia: Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas.

Aragón, J. (1996). La medición de la estrategia empresarial. (U. d. Málaga, Ed.) 31, 45-65. Obtenido de http://cuadernos.uma.es/pdfs/pdf400.pdf

Arciniegas, S. (2013). Plan estratégico para la empresa supercentro de llantas Montye Cia. LTDA. Escuela Politécnica del Ejército. Sangolquí, Ecuador: Departamento de Ciencias Económicas, Administrativas y de Comercio.

Bedón, Á. (2012). Propuesta de plan estratégico y táctico financiero de la empresa importadora Vega S.A., ubicada como matriz en la ciudad de Quito. Universidad Central del Ecuador. Quito, Ecuador: Facultad de Ciencias Económicas.

Beltrán, A. (12 de 06 de 2006). Revista Sotavento Universidad Externado. Recuperado el 2017, de http://revistas.uexternado.edu.co/index.php/sotavento/article/view/1574

Botina, E., Mueses, D., & Rivas, S. (2013). Formulación de un modelo de BSC en la empresa productora, comercializadora y distribuidora "Pollos al día". Recuperado el 2017, de Prezi: https://prezi.com/i7jcenui0pj3/balanced-scorecard-tesis/

Bueno, R., Garcia, A., Homs, D., & Manchón, H. (2013). Aventura Park Cuadro de Mando Integral. Recuperado el 2017, de Prezi: https://prezi.com/f9bedoqdgipd/aventura-park-cuadro-de-mando-integral/

Camargo, J., & León, N. (2005). Diseño de la herramienta BSC para el análisis de gestión de la empresa Hilat. Universidad de la Salle. Bogotá: Faculta de Contaduría Pública.

Campillay, P. (2012). Planificación estratégica para una empresa productora de carne. Universidad de Chile. Santiago de Chile: Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas.

Carrión, J. (2007). Estrategia de la visión a la acción (II ed.). Madrid, España: ESIC.

Castro, J. (2015). 6 Consejos para aumentar la rentabilidad de tu empresa. Recuperado el 2017, de Corponet: http://blog.corponet.com.mx/6-consejos-para-aumentar-la-rentabilidad-de-tu-empresa

Dinero, R. e. (2006). Federación de Cafeteros gana prestigioso premio "Balanced Scorecard Hall of Fame". Recuperado el 2017, de Dinero: http://www.dinero.com/actualidad/noticias/articulo/federacion-cafeteros-gana-prestigioso-premio-balanced-scorecard-hall-of-fame/37743

Dinero, R. e. (2017). ¿Cómo es el negocio de las franquicias en Colombia? Obtenido de Dinero: http://www.dinero.com/edicion-impresa/sectores/articulo/como-es-el-negocio-de-las-franquicias-en-colombia/241046

Fernández, A. (2013). Propuesta de diseño de un cuadro de mando integral para la franquicia de restaurantes Popeyes. Ciudad Universitaria Rodrigo Facio: Universidad de Costa Rica.

Franco, M. (2011). Diseño de un sistema de bonificación salarial a traves de la construcción de indicadores de gestión de una organización del sector automotor. Universidad Icesi. Santiago de Cali, Colombia: Facultad de Ciencias Administrativas y Ecónomicas.

Godet, M., & Philippe, D. (2011). La prospectiva estratégica para las empresas y los territorios. Paris, Francia: Dunod.

Gómez, J. (2013). Portafolio. Recuperado el 29 de 08 de 2017, de http://www.portafolio.co/tendencias/falla-planeacion-estrategica-86464

González, C. (2012). Diseño del CMI para el restaurante Rincón de Don Lomo e implementación de los indicadores de gestión en un software de gestión. Universidad Austral de Chile. Puerto Montt, Chile: Escuela de Ingeniería Civil Industrial.

Hernández, J. (2017). Factores claves para generar valor en una empresa. Recuperado el 2017, de Euroresidentes: https://www.euroresidentes.com/empresa/inversion-finanzas/factores-claves-para-generar-valor-en-una-empresa

Jaramillo, L. (23 de Diciembre de 2016). Editorial. Directorio de Franquicias 2017 - FANYF, 2, 5.

Kaplan, R., & Norton, D. (2002). Cuadro de Mando Integral (Segunda ed.). Barcelona, España: Gestión 2000.

Kaplan, R., & Norton, D. (2004). Mapas Estratégicos. Barcelona, España: Gestión 2000.

Lasanta, I. (2011). Historia y evolución del cuadro de mando integral (CMI). Recuperado el 2017, de IEDGE- The European Business School: http://www.iedge.eu/ines-lasanta-historia-evolucion-del-cuadro-de-mando-integral-cmi-balanced-scorecard

Liksenberg, D. (2011). Plan de negocios para concesionaria Toyota de la ciudad de Cordoba. Universidad Católica de Córdoba. Cordoba, Argentina: Instituto de Ciencias de la Administración.

Macchiavello, G. (2017). Implementación de un CMI de Frigoríficos Ideal S.A. Universidad de Chile. Santiago de Chile: Facultad de Ciencias Físicasy Matemáticas.

Milla, A. (2001). ¿Sabe usted cómo incrementar el valor de su empresa? Recuperado el 2017, de Altair Consultores: http://www.altair-consultores.com/sites/default/files/articulos-opinion/Estrategias%20para%20la%20creaci%C3%B3n%20de%20valor%20I-II.pdf

Mintzberg Henry, L. J. (julio de 1998). La estrategia y el elefante. Gestion, III(4), 24-34.

Molina, M. (2009). Diseño de un modelo de gestión estrategica basado en BSC en la empresa Salmonicultora.

Universidad de Chile. Santiago de Chile: Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas.

Montenegro, R. (2012). Implementación del CMI para una empresa importadora de baterias. Escuela Superior Politécnica del Litoral. Guayaquil, Ecuador: Facultad de Ingeniería en Mecánica y Ciencias de la Producción.

Muñiz, L. (2012). Las 10 claves de la gestión empresarial (Vol. 1). Barcelona , España: Sisconges & Estrategia.

Muñiz, L., & Enric, M. (2007). Aplicación práctica del cuadro de mando integral. Barcelona, España: Gestión 2000.

Muñoz, S. (2014). Modelo de gestión basado en el CMI para el sector automotriz de motocicletas, aplicado a la empresa Indian Motos Inmot S.A. Universidad de Cuenca. Cuenca, Ecuador: Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas.

Paillie, F., & Amaya, R. (23 de Diciembre de 2016). ¿Qué es una Franquicia? Directorio de Franquicias 2017 - FANYF, 2, 12-13.

Pancorbo, J. (2012). Creación de valor para el accionista. Recuperado el 2017, de Escuela de Organización Industrial: http://www.eoi.es/blogs/franciscojavierpancorbo/2012/05/13/creacion-de-valor-para-el-accionista/

Piluso, B., Escamez, M., Petit, V., & Gutierrez, F. (2011). Cuadro de Mando ProntoWash. Recuperado el 2017, de Vladimir Petit Medina: http://www.vladimirpetitmedina.com/wp-content/uploads/2012/03/Prontowash-GrupoA.pdf

Porter, M. (2011). ¿Qué es la estrategia? Harvard Business Review, 100-117.

Presas, L. (2015). BSC de un hipermercado. Universidad del Cema. Buenos Aires, Argentina: Maestria en Dirección de Empresas.

Revista Ialimentos. (2015). Preferencias y gustos del consumidor colombiano. Obtenido de Revista Ialimentos: http://revistaialimentos.com/ediciones/edicion9/especial-colombia-como-mercado/preferencias-y-gustos-del-consumidor-colombiano.htm

Richards, L. (s.f.). Planning Is Bringing The Future Into The Present. Recuperado el 2017, de The Mheda Journal: http://www.themhedajournal.org/2012/10/14/planning-is-bringing-the-future-into-the-present/

Rodríguez, C. (2015). Una mirada a la evolución de la estrategia: de la Guerra de Troya a la actualidad. En L. Chicaíza, La administración en el siglo XXI (págs. 125-148). Bogotá, Colombia: Universidad Nacional, Facultad de Ciencias Económicas.

Sánchez, A. (2010). Direccionamiento estratégico para una empresa nueva importadora y comercializadora de filtros del sector de autopartes. Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá, Colombia: Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas.

Shore, J. (2014). 10 frases de Peter Drucker. Recuperado el 2017, de Entrepeneur: https://www.entrepreneur.com/article/267406

Suarez, L., & Marmolejo, D. (2012). Propuesta del CMI para la empresa Café Granja la Esperanza. Universidad Icesi. Santiago de Cali, Colombia: Facultad de Ciencias Administrativas y Económicas.

Tantum Group. (2015). Caso Mapfre Brasil – Hall of Fame 2010. Recuperado el 26 de Febrero de 2017, de Tantum Strategy & Results: http://www.tantum.com/centroamerica/articulo_completo/tantum-group-caso-mapfre-brasil---hall-of-fame-2010/?DX=301

Viteri, F. (2015). Investigación para la implementación y gestión del cuadro de mando integral en un restaurante de comida rápida en la ciudad de Quito. Escuela Politécnica Nacional. Quito: Facultad de Ciencias.

Vogel, M. (2016). Scorecard: 3 secretos del BSC aún no publicados en libros. Recuperado el 2017, de Club Tablero de Comando: http://www.tablerodecomando.com/scorecard/

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.