Conteúdo do artigo principal

Autores

A literatura acerca do mapeamento de projeção como uma forma de arte multimídia é escassa e, usualmente, só aborda os efeitos visuais ou discute acerca da tecnologia com a qual conseguir esta técnica. Os textos acerca do rol do desenho de som no mapeamento de projeção, até onde podemos confirmar através da pesquisa acadêmica, são possivelmente inexistentes. Sobre a base da pesquisa de som (música, efeitos sonoros, ambiente, vozes) para filmes, animações e videojogos, este artigo analisa como é usada a música no mapeamento de projeção e as decisões que tenho tido que tomar para a criação de soundtracks. Este documento teórico tem o objetivo de prover uma introdução à literatura do som no mapeamento de projeção, e impulsar a investigação futura tanto teórica quanto empírica para aumentar a compreensão do mapeamento de projeção. Para isto, utilizam-se três mapeamentos de projeção: Bilbao, Tricenari Mas Guinardó e Voluntariat, para os quais tenho trabalhado como desenhador de som e compositor musical. Desta maneira, tentarei explicar como os efeitos de som cumprem um papel crucial para provocar emoções no mapeamento de projeção. Comecemos por definir o mapeamento de projeção.

Pastó Cortina, R. (2019). Efeitos de som e a fachada transformada: a emoção no som do mapeamento de projeção. Anuario Electrónico De Estudios En Comunicación Social "Disertaciones", 12(2), 166–178. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.6510

Altman, R. (1992). Sound space. In R. Altman (Ed.), Sound theory sound practice (pp. 46-64). New York: Routledge.

Beauchamp, R. (2005). Designing sound for animation. Burlington: Elsevier.

Brown, R. S. (1994). Overtones and undertones: reading film music. Berkeley: University of California Press.

Catanese, R. (2013). 3D architectural videomapping. Retrieved from https://www.int-arch-photogrammremote-sens-spatial-inf-sci.net/XL-5-W2/165/2013/isprsarchives-XL-5-W2-165-2013.pdf

Chion, M. (1994). Audio-vision: sound on screen. Claudia Gorbman (Trans). New York: Columbia University Press.

Cohen, A. J. (2000). Film music: perspectives from cognitive psychology. In J. Buhler, C. Flinn & D. Neumeyer (Eds.), Music and cinema (pp. 360-377). Hanover: Wesleyan University Press.

Cohen, A. J. (2001). Music as a source of emotion in film. In P. N. Juslin & J. A. Sloboda (Eds.), Music and emotion: theory and research (pp. 249-272). New York: Oxford University Press.

Collins, K. (2013). Playing with sound: a theory of interacting with sound and music in video games. Cambridge: The mit Press.

Cooke, M. (2008). A history of film music. New York: Cambridge University Press.

Donnelly, K. J. (2009). Saw heard: musical sound design in contemporary cinema. In W. Buckland (Ed.), Film theory and contemporary Hollywood movies (pp. 103-123). New York: Routledge.

Ekim, B. (2011). A video projection mapping conceptual design and application: Yekpare. The Turkish Online Journal of Design, Art and Communication, 1(1), 10-19. Retrieved from http://acikerisim.iku.edu.tr:8080/jspui/bitstream/11413/656/1/tojdac_v01i102.pdf

Fahlenbrach, K. (2008). Emotions in sound: audiovisual metaphors in the sound design of narrative films. Projections, 2(2), 85-103. Doi: https://doi.org/10.3167/proj.2008.020206

Flueckiger, B. (2009). Sound effects. Strategies for sound effects in film. In G. Harper, R. Doughty & J. Eisentraut (Eds.), Sound and music in film and visual media: a critical overview (pp. 151-179). London: Continuum International Publishing Group Ltd.

Gorbman, C. (1987). Unheard melodies: narrative film music. Bloomington: Indiana University Press.

Huron, D. (2002). A six-component theory of auditory-evoked emotion. In Proceedings of the 7th International Conference on Music Perception and Cognition (pp. 673-676). Sydney, Australia.

Kalinak, K. (1992). Settling the score: music and the classical Hollywood film. Madison: The University of Wisconsin Press.

Karlin, F., & Wright, R. (2004). On the track: a guide to contemporary film scoring (2nd ed.). New York: Routledge.

Prendergast, R. M. (1992). Film music: a neglected art; a critical study of music in films (2nd ed.). New York: W. W. Norton.

Schaeffer, P. (1966). Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. Paris: Éditions du Seuil.

Serafin, S., & Serafin, G. (2004). Sound design to enhance presence in photorealistic virtual reality. Retrieved from https://smartech.gatech.edu/bitstream/handle/1853/50913/SerafinSerafin2004.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Sonnenschein, D. (2011) Sound spheres: a model of psychoacoustic space in cinema. The New Soundtrack, 1(1), 13-27. Doi: https://doi.org/10.3366/sound.2011.0003

Tagg, P. (2004). Gestural interconversion and connotative precision. Retrieved from https://tagg.org/articles/xpdfs/filminternat0412.pdf

Tuuri, K., Mustonen, M.-S., & Pirhonen, A. (2007) Same sound - different meanings: a novel scheme for modes of listening. Retrieved from http://www.auditorysigns.com/kai/papers/Tuuri_etal_2007_Same_ssound_different_meanings.pdf

Ward, M. S. (2015). Art in noise: an embodied simulation account of cinematic sound design. In M. Coëgnarts & P. Kravanja (Eds.), Embodied cognition and cinema (pp. 155-186). Leuven: Leuven University Press.

Whittington, W. (2007). Sound design and science fiction. Austin: University of Texas Press.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.