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Introdução: estudantes de medicina podem ser potencialmente considerados um grupo vulnerável em termos de risco aumentado para ansiedade e distúrbios do sono. Isso pode ser causado por altas demandas acadêmicas e altos níveis de estresse. No entanto, há poucas informações sobre a relação entre ansiedade e sonolência diurna excessiva entre estudantes de medicina e os efeitos potencialmente negativos que essa relação pode ter sobre a saúde e o desempenho acadêmico dos alunos. O objetivo foi identificar a associação entre ansiedade e sonolência diurna excessiva em estudantes de medicina da Universidade de Guadalajara (Mêxico). Materiais e métodos: estudo transversal, avaliando 173 alunos entre janeiro e abril de 2019. A Escala de Sonolência de Epworth (ponto de corte = 10) foi utilizada para a determinação da sonolência diurna excessiva, enquanto os sintomas de ansiedade foram medidos por meio do Inventário de Ansiedad de Beck (ponto de corte = 8). Qui-quadrado e prova exata Fisher foram usados para análise estatística. Um valor de p < 0,05 foi considerado estadísticamente significativo. Resultados: foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os alunos ao comparar a presença e ausência de sonolência diurna excessiva e ansiedade com um valor de p = 0,036 e um Odds Ratio de 2,16. Conclusão: foi encontrada alta prevalência de ansiedade e insônia no grupo de estudantes de medicina avaliados. Além disso, verificou-se que os alunos que sofrem de ansiedade têm maior probabilidade de
desenvolver sonolência diurna excessiva.

Tonatiuh González Heredia, Universidad de Guadalajara

Departamento de Ciencias Biomédicas, Centro Universitario de Tonalá, Universidad de Guadalajara. Aportación: formulación del proyecto, ejecución del proyecto, redacción y revisión de manuscrito

Omar Nahun González Heredia, Instituto Mexicano del Seguro Social

Unidad Médico Familiar 178 del Instituto Mexicano del Seguro Social, Zapopan, Jalisco. Aportación: formulación del proyecto, ejecución del proyecto, redacción y revisión de manuscrito.

Diana Mercedes Hernández Corona, Universidad de Guadalajara

Departamento de Ciencias Biomédicas, Centro Universitario de Tonalá, Universidad de Guadalajara. Aportación: formulación del proyecto, ejecución del proyecto, redacción y revisión de manuscrito.

Leivy Patricia González-Ramírez , Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey

Dirección de Licenciado en Psicología Clínica y de la Salud, Campus Guadalajara, Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Aportación: formulación del proyecto, ejecución del proyecto, redacción y revisión de manuscrito.

Adriana Iveth Vázquez Jáuregui, Universidad del Valle de México

Universidad del Valle de México, Campus Zapopa. Aportación: ejecución del proyecto, redacción y revisión de manuscrito.

Araceli Valle Reyes, Universidad de Guadalajara

Centro Universitario de Tonalá, Universidad de Guadalajara. . Aportación: ejecución del proyecto, redacción y revisión de manuscrito.

Mónica Daniela Aguilar Alarcón, Universidad de Guadalajara

Centro Universitario de Tonalá, Universidad de Guadalajara. Aportación: ejecución del proyecto, redacción y revisión de manuscrito. 

González Heredia, T., González Heredia, O. N., Hernández Corona, . D. M., González-Ramírez , . L. P., Vázquez Jáuregui, A. I., Valle Reyes, A., & Aguilar Alarcón, M. D. . (2022). Associação entre ansiedade e sonolência diurna em estudantes de medicina da Universidade de Guadalajara (México) . Revista Ciencias De La Salud, 20(1). https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud/a.10042

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