Conteúdo do artigo principal

Autores

Neste trabalho definimos e simulamos processos em uma companhia que fornece serviços de tecnologia da informação com o propósito de melhorar a atenção e as funções definidas em cada processo. Analisamos diversos trabalhos com respeito à gestão de processos de negócios e simulação. Para nosso modelo de desenvolvimento, desenhamos uma metodologia baseada na gestão de processos de negócios. Os processos e as atividades foram modelados e simulados com a ajuda de uma ferramenta de software para estabelecer os tempos e o número de
possíveis estâncias executadas. Estes tempos e processos podem ser adaptados ao nível de rendimento desejado. O resultado de ditos processos contribuiu à realização de atividades de negócio de tal forma que as mesmas sejam mais eficientes com respeito ao uso do tempo e portanto outorguem um serviço de alta qualidade.

Ricardo A. Barrera Cámara, Universidad Autónoma del Carmen

Facultad de Ciencias de la Información, Profesor-Investigador de Tiempo Completo

Ana Canepa Saenz

Ph.D. in Computing Systems by Universidad del Sur, Tuxtla Gutiérrez, Chiapas; Universidad Autónoma del Carmen, Faculty of Information Techonologies; Researcher, Full Time Professor; Ciudad del Carmen, Campeche, México

Judith Santiago Perez

Ph.D. in Computing Systems by Universidad del Sur, Tuxtla Gutiérrez, Chiapas; Universidad Autónoma del Carmen,
Faculty of Information Techonologies; Researcher, Full Time Professor; Ciudad del Carmen, Campeche, México

Verónica Barrientos Vera

M.S. in Information Technologies Management by Universidad Autónoma del Carmen

Jorge Ruiz Vanoye

Ph.D. in Science by Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey, Member of the National Researchers System
Level 1; Reseacher, Full Time Professor at Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Ocotrlán Díaz Parra

Ph.D. in Science by Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey, Member of the National Researchers System
Level 1; Reseacher, Full Time Professor at Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo

Barrera Cámara, R. A., Canepa Saenz, A., Santiago Perez, J., Barrientos Vera, V., Ruiz Vanoye, J., & Díaz Parra, O. (2019). Gestão de processos de negócios em serviços de tecnologia e informação. Revista Universidad Y Empresa, 21(37), 204–227. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.6639

Bonillo, P. (2006). Metodología para la gerencia de los procesos del negocio sustenta en el uso de patrones. Journal of Information Systems and Technology Management, 3(2), 143-162.

Calidad, F. I. p. l. G. d. l. (2015, 2015). Modelo Iberoamericano de Excelencia en la Gestión Retrieved 09/05/2017, 2017, from http://www.fundibeq.org/modelo-excelencia

Carrión, A. (2016). El modelo EFQM mas alla de ISO 9000. La revista del Centro Andino de Altos Estudios, 1(1), 105-110.

Díaz Piraquive, F. N. (2008). Gestión de procesos de negocio BPM (Business Process Management), TICs y crecimiento empresarial ¿Qué es BPM y cómo se articula con el crecimiento empresarial? Universidad & Empresa, 10(15), 151-176.

Framiñán Torres, J. M., Parra Calderón, C., Ruiz, R., & González Rodríguez, P. L. (2004). Experiencias en la aplicación de Modelado de Procesos de Negocio (BPM) en el sector sanitario. Paper presented at the VIII Congreso de Ingeniería de Organización, Leganés. http://www.adingor.es/Documentacion/CIO/cio2004/comunicaciones/437-446.pdf

García Mireles, G. A. (2001). Aplicación del modelado de procesos en un curso de ingeniería de software. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 3(2).

Gómez Pérez, C., Caballero Hernández, R., Medina Casanovas, J., Roig Rovira, T., Vidal Samsó, J., Bernabeu Guitart, M., . . . Gómez Aguilera, E. J. (2012). Identificación de Oportunidades de Mejora en Procesos de Neurorrehabilitación. Paper presented at the XXX Congreso Anual de la Sociedad Española de Ingeniería Biomédica CASEIB 2012, San Sebastián, España. http://oa.upm.es/19986/

Hernandez Villegas, L. (2013). Propuesta de estructura organizacional para un área de tecnologías de información y comunicaciones Maestría, Instituto Politécnico Nacional.

Institute, I. G. (2008). Alineando CobiT® 4.1, ITIL® V3 y ISO/IEC 27002 en beneficio de la empresa. Retrieved from http://m.isaca.org/Knowledge-Center/Research/Documents/Alineando-COBIT-4-1-ITIL-v3-y-ISO-27002-en-beneficio-de-la-empresa_res_Spa_0108.pdf

Jaramillo Garza, R., & Jaramillo Garza, J. (2015). Modelo de reingeniería de procesos de negocios. Vinculategica, 1(1).

Karabogosian, D. L., Bazán, P., & Martínez Garro, J. N. (2014). Ejecución y monitoreo de procesos de negocios distribuidos entre diferentes motores de Bonita OS. Paper presented at the XVI Workshop de Investigadores en Ciencias de la Computación, Galería de Arte del Museo Marítimo, Ushuaia (Tierra del Fuego, Argentina).

Lizano Mora, H. (2014). Desarrollo de marco metodológico de aplicación de BPM en la universidad de Costa Rica. Maestria, Instituto tecnológico de Costa Rica, Cartago, Costa Rica. Retrieved from https://repositoriotec.tec.ac.cr/bitstream/handle/2238/6697/desarrollo_marco_Metodologico_aplicacion_bpm_universidad_costa_rica.pdf?sequence=1&isAllowed=y

López Supelano, K. (2015). Modelo de automatización de procesos para un sistema de gestión a partir de un esquema de documentación basado en Business Process Management (BPM). Universidad & Empresa, 17(29), 25.

Martínez Cruz, A. (2012). Propuesta integral de un modelo de gestión por procesos de negocio (PIM-GPN). Maestría en Ingenieria Industríal, Instituto Politécnico Nacional, México, D.F. Retrieved from http://148.204.210.201/tesis/1335306891916TESISBPMMarzo.pdf

Martínez Mendoza, E., & Soler Anguiano, F. I. (2011). Propuesta metodológica para la mejora de procesos en pequeñas y medianas empresas del sector metal basico Paper presented at the XV Congreso Internacional de Investigación en Ciencieas Administrativas, Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (ITESM), Campus Monterrey en Nuevo León, México.

Parra, C. L., Framiñán, J. M., Pérez, P., Montes, M., de la Higuera, J. M., & Melero, J. M. (2005). Investigación en Servicios de Salud Metodología de Modelado de Procesos en Servicios de Salud utilizando Telemedicina. Informática y Salud 51(Marzo 2005), 16-23.

Pecek, B., & Kovacic, A. (2011). Business Process Management: Use of Simulation in the Public Sector. Economic Research-Ekonomska Istraživanja, 24(1), 95-106. doi: 10.1080/1331677x.2011.11517447

Pita Alvarado, L. N. (2015). Automatización del proceso de requerimiento de personal bajo los estándares BPMN 2.0. Magister en Sistema de Información Gerencial, Escuela Superior Politécnica del Litoral, Guayaquil, Ecuador. Retrieved from http://www.dspace.espol.edu.ec/xmlui/bitstream/handle/123456789/30024/D-84689.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

Sánchez Vidales, M. Á., Fermoso García, A., & Joyanes Aguilar, L. (2007, September 12, 2007). Una recomendación basada en MDA, BPM y SOA para el desarrollo de software a partir de procesos del negocio en un contexto de Negocio Bajo Demanda. Paper presented at the XII Jornadas de Ingeniería del Software y Bases de Datos Zaragoza, España.

Santamaría Damián Julio Javier, S. V. C. A. (2011). Aplicación de la metodología de sistemas blandos, apoyado en la teoría de juegos, a fin de generar estrategias de competitividad, en la empresaDora Beatriz S.R.L. Universidad Señor de Sipan.

Sarvepalli, A., & Godin, J. (2017). Business Process Management in the Classroom. Journal of Cases on Information Technology, 19(2), 17-28. doi: 10.4018/jcit.2017040102

Shim, S. J., & Kumar, A. (2010). Simulation for emergency care process reengineering in hospitals. Business Process Management Journal, 16(5), 795-805. doi: doi:10.1108/14637151011076476

Sistos Mendoza, D. (2015). Propuesta de una metodología de mejora del sistema del programa de calentadores solares de agua de la Secretaria de Energía. Maestria en Ingenieria Industrial, Instituto Politecnico Nacional. Retrieved from http://148.204.210.201/tesis/1442331145380DavidSistosTE.pdf

Sperandio Milan, G., Andre Soso, F., Eberle, L., & Dorion, E. (2012). El BPM - Business process management como práctica de gestión en una empresa metalúrgica con estrategia de producción ETO - Engineer - To - Order Paper presented at the XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Producao, Bento Gonçalves, RS, Brasil,. http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2012_TI_ST_163_950_19442.pdf

Zaratiegui, J. R. (1999). La gestión por procesos: Su papel e importancia en la empresa. Economia Industrial, 6(330), 81-88.

Zarei, B. (2001). Simulation for business process re-engineering: case study of a database management system. [journal article]. Journal of the Operational Research Society, 52(12), 1327-1337. doi: 10.1057/palgrave.jors.2601208

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.