Conteúdo do artigo principal

Autores

A aglomeração de empresas culturais/criativas e estabelecimentos de consumo especializado em distritos urbanos marcados por um processo de rápida transformação urbana se tem identificado como “Distritos Criativos” e se assume que são clusters económicos no sentido de formar um sis­tema aglomerado de empresas especializadas e seu correspondente mercado laboral. Desde nosso ponto de vista estes distritos são uma parte visível e idealizada de um cluster económico mais grande que opera em uma escala metropolitana e que inclui zonas, empresas e trabalhos diversos. Inicia­mos este texto discutindo a problemática conceitual e metodológica de levar o conceito de cluster económico à escala geográfica intra-urbana. Com isso confrontamos a ideia de “distritos criativos” como espaços económicos funcionais e separáveis do resto da economia metropolitana onde se lo­calizam. Posteriormente, aplicamos os métodos que comumente se utilizam nos estudos urbanos sobre indústrias criativas para identificar possíveis distritos criativos na Cidade do México. Os dis­tritos identificados são contrastados em suas estruturas e especialização económicas para determinar se há indícios de que efetivamente sejam espaços económicos funcionais diferenciáveis do resto da zona metropolitana. Concluímos argumentando que os dados encontrados sustentam a existência de um só cluster económico metropolitano e não de pequenos clusters.

Alejandro Mercado Celis, Universidad Autónoma Metropolitana

Doctor en Planeación Urbana por la Universidad de California, Los Ángeles 

Profesor-Investigador  Titular “C” de Tiempo Completo

Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Cuajimalpa

Departamento de Ciencias Sociales

 

Área de estudio: Desarrollo Urbano-Regional

Mercado Celis, A. (2016). Distritos criativos na Cidade de México na segunda década do século XXI. Territorios, (34), 183–213. https://doi.org/10.12804/territ34.2016.08

Alegría, T. (2009). Metrópolis Transfronteriza. Revisión de la hipótesis y evidencias de Tijuana, México y San Diego, Estados Unidos. México: colef-Porrua.

Arnaboldi, M., & Spiller, N. (2011). Actornetwork theory and stakeholder collaboration: The case of Cultural Districts. Tourism Management, 32(3), 641-654.

Becattini, G. (1989). Sectors and/or districts: some remarks on the conceptual foundations of industrial economics. En E. Goodman, J. Bamford & P. Saynor (Eds.), Small firms and Industrial districts in Italy. London y New York: Routledge.

Becattini, G. (2002). Del distrito Marshalliano a la contemporánea. Una breve reconstrucción crítica. Investigaciones regionales, 1(1), 9-32.

Brown, A., O’Connor, J., & Cohen, S. (2000). Local music policies within a global music industry: cultural quarters in Manchester and Sheffield. Geoforum, 31(4), 437-451.

Casado Izquierdo, J. M. (2012). La estructura policéntrica de los mercados laborales locales de la Zona Metropolitana del Valle de México. Boletín del Instituto de Geografía, 2012(79), 97-118.

Chapple, K., Jackson, S., & Martin, A. J. (2010). Concentrating creativity: The planning of formal and informal arts districts. City, Culture and Society, 1(4), 225-234.

Connolly, P. (2005). Tipos de poblamiento en la Ciudad de México. Observatorio Urbano de la Ciudad de México. Serie Metodología. México: uam-Azcapotzalco.

Corredor Roma Condesa (2015). Web oficial del Corredor Cultural Roma Condesa. Recuperado de: http://www.ccromacondesa.mx.

Darchen, S. (2013). The Creative City and the Redevelopment of the Toronto Entertainment District: A BIA-Led Regeneration Process. International Planning Studies, 18(2) 188-203.

Delgadillo, V. (mayo, 2014). La política del espacio público y del patrimonio urbano en la ciudad de México. Discurso progresista, negocios inmobiliarios y buen comportamiento social. Ponencia presentada en xiii Coloquio Internacional de Geocrítica. Universidad de Barcelona, España.

De Propris, L., & Wei, P. (2007). Governance and Competitiveness in the Birmingham Jewellery District. Urban Studies, 44(12), 2465-2486.

Florida, R., Mellander, C., & Stolarick, K. (2010). Music scenes to music clusters: the economic geography of music in the US, 1970-2000. Environment and Planning A, 42(4), 785-804.

Florida, R., Mellander, C., & Stolarick, K. (2011). Geographies of scope: an empirical analysis of entertainment, 1970- 2000. Journal of Economic Geography, 12(1), 183-204.

Frost-Kumpf, H. A. (1998). Cultural Districts: The arts as a strategy for revitalizing our cities. Washington, D.C.: Americans for the arts.

Gómez H., S. (2015). Vivir en la Hipódromo la transformación del habitus como agente gentrificador. (Tesis de maestría, Universidad Autónoma de México, México, D.F.).

Homan, S. (2014). Liveability and creativity: The case for Melbourne music precincts.City. Culture and Society, 5(3), 149-155.

Hutton, T. A. (2010). The New Economy of the Inner City: Restructuring, Regeneration and Dislocation in the Twenty-first-century Metropolis. New York: Routledge.

Irani, D. (2014). Maryland Arts and Entertainment Districts Impact Analysis FY 2013. Maryland: Regional Economic Studies Institute.

Lazzeretti, L. (2008). El distrito cultural. En Soler, Vicente (Coord.), Los Distritos Industriales (pp. 330-351). España: Cajamar. Larrañaga, E. P. (2015). Mecanismos y dimensiones de transformación urbana en el modelo de la ciudad del conocimiento el caso Roma-Condesa. (Tesis de Maestría,

uam-Azcapotzalco, México, D.F.).

Lazzeretti, L. (Ed.). (2013). Creative industries and innovation in Europe. New York: Routledge.

López, L., & Rebeca, B. (2012). La región: organización del territorio de la modernidad. Territorios, 27, 21-46.

Martin, R., & Sunley, P. (2003). Deconstructing clusters: chaotic concept or policy panacea? Journal of Economic Geography, 3(1), 5-35.

McMillen, D. P. (2003). Employment subcenters in Chicago: Past, present, and future. Economic Perspective, 27(2), 2-14.

Mercado C. A. (2006). Pequeños exportadores y desarrollo regional. La formación de capacidades locales en un distrito industrial mexicano. México: Plaza y Valdés.

Mercado C. A. (2011). El Cluster de la publicidad en la Ciudad de México. En A. Mercado & M. Moreno (Eds.), La Ciudad de México y sus Clusters (pp. 95- 141). México: Juan Pablos-uam Cuajimalpa.

Mercado C. A. (2012). Distritos culturales y empresas creativas en la Ciudad de México. Ponencia presentada en 1.a Bienal Internacional Territorios en Movimiento, Universidad de Guanajuato, campus León.

Mizzau, L., & Montanari, F. (2008). Cultural districts and the challenge of authenticity: the case of Piedmont, Italy. Journal of Economic Geography, 8(5), 651-673. doi:10.1093/jeg/lbn027

Mochi A., P. (2009). Los cluster tecnológicos en México y Argentina: una estrategia para el desarrollo local. Territorios 20- 21, 31-51.

Montejano, J. (2015). ¿Es la Ciudad de México policéntrica? Nuevos datos y herramientas sig para la detección de centralidades urbanas. Revista Economía Sociedad y Territorio, xv(49), 333-361.

Moreno, M., Mercado, A., & Félix J. (2011). Producing, consuming and transforming the neighborhood: La Condesa in Mexico City. Ponencia presentada en International RC21 conference, Amsterdam Institute for Social Science Research - Urban Studies, University of Amsterdam. Ámsterdam, Holanda.

Municipio de Guadalajara (2014). Ciudad Creativa Digital. Recuperado de http://ccdguadalajara.com/es_ES/.oecd. (2005). Culture and Local Development. Paris: oecd.

Pappalepore, I., Maitland, R., & Smith, A. (2014). Prosuming creative urban areas. Evidence from East London. Annals of Tourism Research, 44(C), 227-240.

Porter, E. M. (1998). Clusters and the New Economics of Competition. Harvard Business Review, (Noviembre-Diciembre), 77-90.

Power, D., & Scott, A. J. (2004). Cultural Industries and the Production of Culture. New York: Routledge.

Pratt, A. C. (2009). Urban Regeneration: From the Arts ‘Feel Good’ Factor to the Cultural Economy: A Case Study of Hoxton, London. Urban Studies, 46(5-6), 1041-1061.

Richards, G. (2011). Creativity and tourism. Annals of Tourism Research, 38(4), 1225-1253.

Russo, A. P. (2000). The sustainable cultural cluster: notes on agglomeration, tourism policy and information technologies in tourist cities. Ponencia presentada en 40th Congress of the European regional Science Association. European Regional Science Association. Barcelona, España.

Sacco, P. L., Blessi, G. Tavano., Ferelli, G., & Nuncio, M. (2008). Culture as an engine of local development processes: system-wide Cultural Districts. Art and Industrial Design. Growth and Change, 44(4), 555-570.

Santagata, W. (2002). Cultural districts, property rights and sustainable economic growth. International Journal of Urban and Regional Research, 26(1), 9-23.

Scott, A. (2005). On Hollywood. The Place, The Industry. Princeton, New Jersey: Princeton University Press.

Scott, A. J. (2001). Global City Regions. Trends, Theory, Policy. New York: Oxford University Press.

Scott, A. J. (2014). Beyond the Creative City: Cognitive-Cultural Capitalism and the New Urbanism. Regional Studies, 48(4), 1-14. doi:10.1080/00343404.2014.891010

Scott A. J., & Lerriche F. (s. f.). Les resorts ge 'ographiques de l’e 'conomie culturelle: du local au mondial. L’Espace Ge 'ographique, 34(3), 207-222.

Smit, A. J. (2011). The Influence of District Visual Quality on Location Decisions of Creative Entrepreneurs. Journal of the American Planning Association, 77(2), 167-184.

Stern, strangeM. J., & Seifert, S. C. (2007). Cultivating “natural” cultural districts. Philadelphia: University of Pennsylvania.

Storper, M., & Scott, A. (2003). Regions, Globalization, Development. Regional Studies, 37(6 & 7), 579-593.

Storper, M., & Venables, A. J. (2004). Buzz: face-to-face contact and the urban economy. Economic Geography, 4(4), 351- 370.

Strange, W. C. (2008). Urban Agglomeration. En Steven N. Durlauf & Lawrence E. Blume (Editores). The New Palgrave Dictionary of Economics. Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Suarez L. M., & Delgado C. J. (2007). Estructura y eficiencia urbanas. Accesibilidad a empleos, localización residencial e ingreso en la zmcm 1990-2000. Economía, sociedad y territorio, 6(23), 693-724.

Suarez, M., & Delgado, J. (2009). Is Mexico City Polycentric? A Trip Attraction Capacity Approach. Urban Studies, 46(10), 2187-2211.

Tironi, M. (2012). Enacting Music Scenes: Mobility, Locality and Cultural Production. Mobilities, 7(2), 185-210.

unesco y undp (2010). Creative Economy Report. New York: unesco.

Van den Berg, L., Braun, E., & Van Winden, W. (2001). Growth clusters in Euro pean cities: an integral approach. Urban Studies, 38(1), 185-205.

Van Heur, B. (2009). The Clustering of Creative Networks: Between Myth and Reality. Urban Studies, 46(8), 1531- 1552.

Zarlenga, M. I., Ulldemolins, J. R., & Morato, A. R. (2013). Cultural clusters and social interaction dynamics: The case of Barcelona. European Urban and Regional Studies, 1, 1-19.

Zukin, S. (2009). Naked City: The Death and Life of Authentic Urban Places. Oxford: Oxford University Press.

Zukin, S., & Braslow, L. (2011). The life cycle of New York’s creative districts: Reflections on the unanticipated consequences of unplanned cultural zones. City, Culture and Society, 2(3), 131-

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.