Conteúdo do artigo principal

Autores

As crianças pré-escolares já possuem noções de leitura e escritura porque têm desenvolvido habilidades linguísticas orais e escritas que se relacionam entre si, e por sua vez, com a aquisição da leitura e a escritura convencionais. Este artigo de revisão tem por objetivos: (a) Descrever as relações existentes entre linguagem oral e escrita nos anos pré-escolares, e (b) Identificar as habilidades concretas da linguagem da criança pré-escolar que possibilitam a aquisição da leitura e escritura convencionais. Fez-se uma busca nas bases de dados ERIC e OVID de emergent literacy, phonological awareness, vocabulary, reading, writing, preschoolers y language skills, que contribuiu com os componentes da linguajem oral (habilidades fonológicas e semânticas) que se relacionam com a aquisição da leitura e escritura convencionais, assim como uma proposta de análise na que se enfatiza o processo das habilidades linguísticas orais e escritas para a leitura e escritura em crianças pré-escolares

Esperanza Guarneros Reyes, Facultad de Estudios Superiores Iztacala, Universidad Nacional Autónoma de México UNAM

Candidata a Doctora en Psicología por la Universidad Nacional Autónoma de México. Licenciada en Psicología por la UNAM, Profesora de la Facultad de Estudios Superiores Iztacala en la carrera de psicología presencial y en modalidad abierta y educación a distancia, su línea de investigación es el análisis del desarrollo de las habilidades lingüísticas orales y escritas en niños preescolares y los ambientes virtuales de aprendizaje.

Lizbeth Vega Pérez, División de Investigación y Posgrado, Facultad de Psicología, Universidad Nacional Atónoma de México

Doctora en Psicología por la Universidad Nacional Autónoma de México, Profesora Titular de tiempo completo de la Facultad de Psicología de la UNAM, su línea de trabajo es la evaluación y promoción del desarrollo del lenguaje oral y escrito en niños preescolares. Capacitación a padres y maestros para la promoción del desarrollo infantil. Análisis del papel de padres y maestros en la promoción del desarrollo de la alfabetización en niños preescolares. Análisis de la interacción madres/padres- niños durante la lectura de cuentos. Capacitación a profesionales para la promoción del desarrollo.

Guarneros Reyes, E., & Vega Pérez, L. (2013). Habilidades linguísticas orais e escritas para a leitura e escritura em crianças pré-escolares. Avances En Psicología Latinoamericana , 32(1), 21–35. https://doi.org/10.12804/apl32.1.2014.02

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.