Conteúdo do artigo principal

Autores

Os direitos de propriedade da terra podem ser comunitários ou individualizados, delimitar diferentes usos e benefícios legítimos, assim como definir temporalidades para seu exercício, e apresentar ou não restrições para sua alienação. No contexto neoliberal, no entanto, a definição de direitos de propriedade da terra com domínio pleno e individualizado se considera a melhor forma para aumentar a inversão e conseguir a equidade social. Neste artigo refletimos sobre a mudança de regime de propriedade social (ou das comunidades agrárias) a privada no México. Analisamos em particular, como sua aplicação na periferia urbana tem transformado as relações sociais de propriedade entre ejidatários e moradores de menores ingressos e como tem estabelecido condições para um desenvolvimento do mercado formal de terra. Sem desconhecer que a entrada do setor imobiliário capitalista ao mercado de terra na periferia urbana, pode derivar benefícios econômicos aos sujeitos agrários, as descobertas deste trabalho indicam que se trata fundamentalmente de um estado ilusório. Os instrumentos jurídicos criados para facilitar a individualização da propriedade social, não cumprem com a função de capitalizar o campo, e pelo contrário, levam a um processo de despojo da terra das comunidades via mercado, facilitando os processos de acumulação capitalista no âmbito urbano. Adicionalmente, dificulta tanto as ações de regulariação de assentamentos informais quanto o acesso dos pobres ao solo urbano.

Clara Salazar, Colegio de México

Profesora-Investigadora.Centro de Estudios Demográficos,Urbanos y Ambientales, Colegio de México
Salazar, C. (2014). “O punho invisível” da privatização. Territorios, (30), 69–90. https://doi.org/10.12804/territ30.2014.03

Appendini, K. (2010). La regularización de la tierra después de 1992: la “apropiación” campesina de Procede. En A. Yúnez (coord.). Economía rural, México, (63-94). México, D. F.: El Colegio de México.

Azuela, A. y Herrera C. (2013). La propiedad que no se discute. Jueces y expropiaciones en la ciudad de México. En A. Azuela (coord.). Expropiaciones y conflicto social en cinco metrópolis latinoamericanas (455-511). México: unam, Instituto de Investigaciones Sociales; Cambridge, Massachusetts: Lincoln Institute.

Connolly, P. (2012). La urbanización irregular y el orden urbano en la zona Metropolitana del Valle de México de 1990 a 2005. En C. Salazar (coord.), Irregular. Suelo y mercado en América Latina (379-425). México, D. F.: El Colegio de México.

Duhau, E. (1998). Habitat popular y política urbana. México, D. F.: Miguel Angel Porrúa/ uam-a.

Espinoza, M. A., Patiño, E. y García, Á. (julio-diciembre, 2012). Propuesta de reforma a la fracción iv del artículo 27. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, (9).

Gobierno del Estado de México, Municipio de Cuautitlán Izcalli (2009). Plan Municipal de Desarrollo Urbano de Cuautitlán Izcalli (2009-2012). Recuperado de file:///C:/Users/lgaona/Downloads/PLAN%20DE%20DESARROLLO%20MUNICIPAL%202009-2012.pdf

González, A. (2014, 18 de enero). Afecta el imbatible desempleo a 2 millones 223 mil personas. La Jornada, p. 20.

Jaramillo, S. (2009). Hacia una teoría de la renta del suelo urbano. Bogotá: Universidad de los Andes.

México. Poder Ejecutivo del Estado. El Consejo Directivo del Instituto de Información e Investigación Geográfica, Estadística y Catastral del Estado de México, en ejercicio de la atribución que le confiere el artículo 32 fracción iv de la ley de información e investigación geográfica estadística y catastral del Estado de México, en sesión extraordinaria celebrada el veintisiete de junio de dos mil tres (3 de septiembre de 1999).

México. Cámara de diputados del Honorable Congreso de la Unión. Reglamento de la Ley Agraria en materia de certificación de derechos ejidales y titulación de solares (6 de enero de 1993).

México. Cámara de diputados del Honorable Congreso de la Unión. Ley Agraria (26 febrero 1992).

México. Crónica Parlamentaria. Exposición de motivos presentada por el Ejecutivo Federal a la Cámara de Diputados para reformar el artículo 27 de la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. Sesión del jueves 7 de noviembre de 1991. Recuperado de http://cronica.diputados.gob.mx/Iniciativas/55/001.html

México. Cámara de Diputados del Honorable Congreso de la Unión. Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos (5 febrero 1917)

ONU-Habitat y Sedesol. (2012). Estado de las ciudades en México. México, D. F.: onu-Habitat.

Robles, H. (mayo-agosto, 2008). Saldos de las reformas de 1992 al Artículo 27 constitucional. Estudios agrarios, Revista de la Procuraduría Agraria, 14(38), 131-150.

Rousseau, J. J. (1999). Discurso sobre el origen de la desigualdad. Recuperado de http://www.elaleph.com/libro/Discurso-sobre-el-origen-de-la-desigualdad-de-Juan-Jacobo-Rousseau/897/

Salazar, C. (en prensa). Suelo y política de vivienda en el contexto neoliberal mexicano. En V. Ugalde (coord.). México, D. F.: El Colegio de México.

Salazar, C. (2012). Los ejidatarios en el control de la regularización en la periferia urbana. En C. Salazar (coord.). Irregular. Suelo y mercado en América Latina (267-307). México, D. F.: El Colegio de México.

Salazar, C. (2009). La disponibilidad de suelo social en las 56 áreas metropolitanas del país. Estudios agrarios, Revista de la Procuraduría Agraria, 28(4), 125-148.

Warman, A. (2004). El campo mexicano en el siglo xx. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica.

Williamson, O. (2013). Las instituciones económicas del capitalismo. México, D. F.: Fondo de Cultura Económica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.