Conteúdo do artigo principal

Autores

O presente artigo revisa a relação entre a hierarquia territorial urbana e alguns indicadores de serviços públicos domiciliários. Estudam-se os informes anuais da Superintendência de Serviços, que não oferecem uma perspectiva espacial consistente. No entanto, com base nas Avaliações Integrais publicadas por essa entidade, atribuem-se ponderações e pontuações a alguns indicadores de prestação do serviço de aqueduto, com o fim de analisar uma amostra de 110 empresas. Os resultados mostram níveis de serviço decrescentes em função da posição na hierarquia urbana (associada ao numero de assinantes atendidos pelas empresas). Estes resultados questionam a posição oficial que assevera que é a natureza jurídica dos prestadores o que determina os resultados.

Bernal, P. I. (2013). Indicadores do serviço de aqueduto e aglomeração urbana na Colômbia. Territorios, (29), 77–94. Recuperado de https://revistas.urosario.edu.co/index.php/territorios/article/view/2993

Alfonso, Ó., Alonso, C., y Bernal, P. I. (2010). El servicio público de acueducto en Colombia. De la regulación por tarifa meta a la universalización con calidad. Manuscrito presentado para su publicación.

Bernal, P. I., y Rubiano, N. (1993). Indicadores de calidad. Centro de Investigación y Educación Popular (Cinep) (ed.) Servicios Públicos Domiciliarios. Coyuntura 1993 (pp. 59-84). Bogotá: Equipo

de Servicios Públicos, Cinep.

Fresneda, Ó., Moreno, P. I. y Alfonso, Ó. (1998). La red urbana colombiana: visión a partir del tamaño funcional y la especialización económica de las ciudades. En Fundación Social (ed.) Municipios y regiones de Colombia: una mirada desde la sociedad civil (pp. 319-353). Bogotá: Fundación Social.

Gilbert, A., y Garcés, M. T. (2008). Bogotá: progreso, gobernabilidad y pobreza. Bogotá: Universidad del Rosario.

Ministerio de Salud, División de Agua, Aire y Suelo. (1991). Diagnóstico Nacional de Calidad del Agua, Colombia, 1991. (Memorando No. 510100, de octubre 3 de 1991). Bogotá.

Montenegro, A., y Rivas, R. (2005). Las piezas del rompecabezas. Desigualdad, pobreza y crecimiento. Bogotá: Taurus.

Moreno, P. I. (febrero-mayo, 1998). Tamaño y funciones de las ciudades colombianas. Desarrollo urbano en cifras (4), 1-13.

República de Colombia, Congreso de la República. (1994). Ley 142 de 1994, “Por la cual se establece el régimen de los servicios públicos domiciliarios y se dictan otras disposiciones”. Bogotá: Diario Oficial n.º 41.433 del 11 de julio de 1994.

República de Colombia, Congreso de la República. (2007). Acto Legislativo n.º 04 de 2007, “Por el cual se reforman los artículos 356 y 357 de la Constitución Política”. Bogotá: Diario Oficial n.º 46686 del 11 de julio 2007.

Superintendencia de Servicios Públicos Domiciliarios [SSPD]. (2007). Estudio sectorial de acueducto y alcantarillado, 2002-2005. Bogotá.

Superintendencia de Servicios Públicos Domiciliarios [SSPD]. (2008). Informe anual de servicios públicos en Colombia 2007. Bogotá.

Superintendencia de Servicios Públicos Domiciliarios [SSPD]. (2009). Informe anual de servicios públicos en Colombia 2008. Bogotá.

Superintendencia de Servicios Públicos Domiciliarios [SSPD]. (s. f.). Acueducto, alcantarillado y aseo. Evaluaciones integrales. Recuperado de www.superservicios.gov.co

Vargas, S., y Ruiz, J. (1995). Ponencia para primer debate al Proyecto de Ley 197 de 1992. Revista Regulación de Agua Potable y Saneamiento Básico, 1, 6-20.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.