Conteúdo do artigo principal

Autores

O conteúdo deste trabalho aborda um fenômeno importante dentro da análise do mercado de trabalho, isto é, o emprego feminino adequado no Equador. A análise busca descobrir se existe alguma relação entre o crescimento da taxa de emprego feminino adequado e a evolução de algumas das variáveis mais importantes das empresas de vendas diretas no Equador, como a receita de vendas (RV), os índices de solvência (ISOLV), liquidez (ILIQ) e rendimento sobre ativos (ROA). Para fazer isso, usando a técnica de dados em painel de grupos médios dinâmicos [ARDL (1,1,1)] para gerar evidências empíricas, verifica-se que o índice de liquidez, o índice de solvência e o lucro das empresas de vendas diretas mostram um efeito estatisticamente significativo no emprego feminino adequado, embora pequeno, o que implica que as cadeias produtivas geradas por essas empresas desde 2010 não tendem a criar um impacto significativo na geração de empregos de melhor qualidade para as mulheres no Equador.

Washington Quintero Montaño , Universidad de Guayaquil (UG) (Ecuador)

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Autônoma Metropolitana do México (UAM). Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Guayaquil (UG) (Equador).

Quintero Montaño , W., Choez Icaza, M., & Montes Cantos , A. (2023). Um estudo da empresa de vendas diretas equatoriana e seu impacto no emprego feminino adequado. Revista De Economía Del Rosario, 26(1), 1–39. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/economia/a.13343

Adeneye, Y., Jaaffar, A., Ooi, C., & Ooi, S. (2020). Nexus between carbon emissions, energy consumption, urbanization and economic growth in Asia: evidence from common correlated effects mean group estimator (ccemg). Frontiers in Energy Research, 8, 1-15. https://doi.org/10.3389/fenrg.2020.610577

Banco Central del Ecuador (bce). (2020). 20 años de dolarización de la economía ecuatoriana: análisis sector real e indicadores sociales. bce. http://bit.ly/3JK44Aj

Banco Mundial. (2022). Desempleo total Ecuador (porcentaje). http://bit.ly/40jaMo0

Bárcena, A. (2015). El pensamiento económico en la Cepal: pasado y presente. En C. E. Caribe, Reflexiones sobre el desarrollo en América Latina y el Caribe: conferencias magistrales 2015 (pp. 51-71). https://bit.ly/42DaeuJ

Barreto, M. (2015). La industria del network marketing y la producción de nuevas subjetividades. Nómadas, (43), 75-93. https://bit.ly/3GfbN9d

Benería, L. (2006). Trabajo productivo/reproductivo, pobreza y políticas de conciliación. Nómadas, (24), 8-21. https://bit.ly/3hGeuap

Bernal-Torres, C., Peralta-Gómez, M., & Zwerg-Villegas, A. (2018). Informal workers in the streets: an integral view. Mediterranean Journal of Social Sciences, 9(5), 251-260. https://doi.org/10.2478/mjss-2018-0156

Boada, A. (2016). Sistema forecast. Predicción automatizada en empresas de venta directa. Opción, 32(11), 121-142. https://bit.ly/3RdGkrL

Bolaños Guerrero, V., & Guerrero Díaz, F. (2011). Informalidad, tendencia del mercado laboral que afecta en mayor grado a la población femenina. Tendencias, 12(1), 169-191. http://bit.ly/3K6CWNd

Burbano, X., & Acosta, A. (2017). El sistema del network marketing como alternativa al desempleo femenino: importancia de las redes de mercadeo. Académica Española.

Cabrejos-Burga, R., Bernal-Torres, C., Pando-Ezcurra, T., & Mayorga, E. (2020). Una visión integral de personas con trayectoria laboral en venta multinivel en Bogotá (Colombia) y Lima (Perú). Información Tecnológica, 31(2), 117-132. https://doi.org/10.4067/S0718-07642020000200117

Calderón, Á., Dini, M., & Stumpo, G. (2016). Los desafíos del Ecuador para el

cambio estructural con inclusión social. Naciones Unidas.

Cárdenas, D., & Fuchs-Tarlovsky, V. (2018). Is multi-level marketing of nutrition supplements a legal and an ethical practice? Clinical Nutrition Espen, 25, 133-138. https://doi.org/10.1016/j.clnesp.2018.03.118

Chávez, Y., & Medina, P. (2012). Determinantes de la temporalidad en el mercado laboral ecuatoriano. Revista de Métodos Cuantitativos para la Economía y la Empresa, 13, 24-53. https://bit.ly/3I0Zo9Z

Cossi, C. (2020). Precarización y emprendedurismo: un análisis sobre trabajo, empleo y juventud. En C. Cossi & E. Goméz, Dossier: Yo trabajo en la frontera (pp. 84-103). Universidad Nacional de Misiones. https://bit.ly/3vh1n2c

Croissant, Y., & Millo, G. (2019). Panel data econometrics with R. John Wiley & Sons Ltd.

Cruz, R., Solís, V., Palma, A., & Salazar, G. (2021). Marketing multinivel: su incidencia en la generación de fuentes de trabajo en el Ecuador. Observatorio de la Economía Latinomericana. https://bit.ly/3vf8xEp

De Cuyper, N., Notelaers, G., & De Witte, H. (2009). Transitioning between temporary and permanent employment: a two-wave study on the entrapment, the stepping stone and the selection hypothesis. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 82(1), 67-88. https://doi.org/10.1348/096317908X299755

Emery, D., Finnerty, J., & Stowe, J. (2000). Fundamentos de administración financiera. Pearson Educación.

Espinoza Noboa, T. (2022). Factores que inciden en la satisfacción laboral femenina en Ecuador [tesis título de Economista, Universidad Técnica del Norte].

Fajnzylber, F. (1990). Industrialización en América Latina: de la “caja negra” al “casillero vacío”: comparación de patrones contemporáneos de industrialización. Cepal. https://bit.ly/3TKL9tR

Fernández, V., & Ormaechea, E. (2021). Desde el estructuralismo al neoestructuralismo latinoamericano: retomando la ruta prebischiana. Perfiles Latinoamericanos, 1-28. https://bit.ly/3FSk8Ps

Furtado, C. (1965). Dialéctica del desarrollo. Fondo de Cultura S. A.

González, M. (2014). Las empresas multinivel como modelo distópico: estudio de representaciones sociales. Aposta, Revista de Ciencias Sociales, (62), 1-27. https://bit.ly/3HXTQxc

Gutiérrez Andrade, O. (2007). Sobre el neoestrtucturalismo. Perspectivas, 19, 115-126.

Hsiao, C. (2003). Analysis of panel data. Cambridge University Press.

Instituto Nacional de Estadística y Censos (inec). (2021). Encuesta Nacional de Empleo, Desempleo y Subempleo (Enemdu) 2021. inec. https://bit.ly/3BTfRcE

Khan, H., Khan, U., Jiang, L., & Khan, M. (2020). Impact of infrastructure on economic growth in South Asia: evidence from pooled mean group estimation. The Electricity Journal, (33), 1-8. https://doi.org/10.1016/j.tej.2020.106735

Keynes, J. (2012). The general theory of employment, interest and money (6th ed.). Royal Economic Society.

Labra, R., & Torrecillas, C. (2018). Estimating dynamic panel data: a practical approach to perform long panels. Revista Colombiana de Estadística, 41(1), 31-52. https://doi.org/10.15446/rce.v41n1.61885

Laczniak, G., & Murphy, P. (2018). The role of normative marketing ethics. Journal of Business Research, 401-407. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.07.036

Lofthouse, J., & Storr, V. (2020). Institutions, the social capital structure, and multilevel marketing companies. Journal of Institutional Economics, 1-18. https://doi.org/10.1017/S1744137420000284

López Ortega, E. (2009). Uso de las herramientas de la web 2.0 en la empresa: situación actual y tendencias [trabajo de titulación, Universidad Autónoma de Madrid].

Megaravalli, A., & Sampagnaro, G. (2018). Macroeconomic indicators and their impact on stock markets in Asian 3: a pooled mean group approach. Cogent Economics & Finance, 6(1), 1-14. https://doi.org/10.1080/23322039.2018.1432450

Miranda Barrera, K. (2022). Las pequeñas y medianas empresas (pymes) en la provincia de Tungurahua y su incidencia en el empleo adecuado [tesis título de Economista, Universidad Técnica de Ambato).

Neog, Y., & Gaur, A. (2020). Tax structure and economic growth: a study of selected Indian states. Journal of Economic Structures, 9(1), 1-12. https://doi.org/10.1186/s40008-020-00215-3

Peñaranda, V. (2017). Network marketing la economía colaborativa del futuro [tesis de especialidad, Universidad Militar Nueva Granada]. https://bit.ly/3Gde3O9

Pesaran, H., & Shin, Y. (1995). An autoregressive distributed lag modelling approach to cointegration analysis. In S. Strøm, In econometrics and economic theory in the 20th century (pp. 371-413). University of Cambridge. https://doi.org/10.1017/CCOL521633230

Pesaran, H., Shin, Y., & Smith, R. (1999). Pooled mean group estimation of dynamic heterogeneous panels. Journal of the American Statistical Association, 94(446), 621-634. https://doi.org/10.1080/01621459.1999.10474156

Peterson, R., Crittenden, V., & Albaum, G. (2018). On the economic and social benefits of direct selling. Business Horizons, 1-10. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2018.12.002

Pinto, A. (1965). Concentración del progreso técnico y de sus frutos en el desarrollo latinoamericano. Cepal. https://bit.ly/3ZeN2jp

Prebisch, R. (1963). Hacia una dinámica del desarrollo latinoamericano. Fondo de Cultura Económica.

Rivera Vásquez, J., & Araque Jaramillo, W. (2019). La discriminación de género en el mercado laboral ecuatoriano: oportunidades y desafíos. Cuestiones Económicas, 29(1), 116-132. https://doi.org/10.47550/RCE/29.1.5

Selamet, T., & Prabowo, H. (2020). The relationship between network marketing organization and the related industry sustainability in Indonesia. The Journal of Asian Finance, Economics and Business, 7(12), 509-513. https://doi.org/10.13106/jafeb.2020.vol7.no12.509

Sousa, I. (2013). Marketing multinivel en el siglo xxi. Universidad Politécnica de Cartagena.

Sumba, R., Saltos, G., Rodríguez, C., & Tumbaco, Z. (2020). El desempleo en el Ecuador: causas y consecuencias. Polo del Conocimiento, 5(10), 774-797. https://doi.org/10.23857/pc.v5i10.1851

Sunkel, O. (1991). Del desarrollo hacia adentro al desarrollo desde dentro. Revista Mexicana de Sociología, 53(1), 3-42. https://doi.org/10.2307/3540827

Superintendencia de Compañías, Valores y Seguros. (2022). Superintendencia de Compañías, Valores y Seguros. https://bit.ly/40xLZfM

Tokman, V. (2001). De la informalidad a la modernidad. Economía, (24), 153-178. http://bit.ly/3lEgK3R

Vega Solís, C., & Bermúdez Lenis, H. (2019). Informalidad, emprendimiento y empoderamiento femenino: economía popular y paradojas de la venta directa en el sur de Quito (Ecuador). Revista de Antropología Social, 28(2), 345-370. https://dx.doi.org/10.5209/raso.65618

World Federation of Direct Selling Associations (wfdsa). (2017). Codigo de ética de venta directa. https://bit.ly/3Vkxngz

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.