Conteúdo do artigo principal

Autores

Juan Villoro explora em suas crônicas as vozes de sua geração, seus compatriotas, artistas e intelectuais, anônimos, mas também, e principalmente a sua, que combina duas tradições: a europeia e a americana. Este trabalho parte da definição de Villoro da crônica atual como “o ornitorrinco da prosa”, metáfora que remete à essência híbrida desse gênero polifônico que se inspira em outros gêneros. Os textos de não ficção de Villoro são explorados por meio da leitura interpretativa. Também são estudados textos de cronistas contemporâneos, enfatizando a polifonia e o caráter híbrido do gênero. A retórica de Villoro é estudada em suas crônicas, onde aborda os mais diversos temas. Isso não foge ao retrato da cultura popular mexicana. Villoro escreve crônicas por meio das quais, explica, apela a uma “voz delegada”, instrumento com o qual empresta sua voz e estilo a quem lhe confia suas histórias e vivências. Conclui-se que Villoro implanta em suas crônicas uma operação onde busca refletir “a alma encarnada”, ou seja, as vozes de quem narra suas experiências. Villoro torna-se, assim, testemunha —termo que utiliza com frequência na sua narrativa—, papel que opta por assumir para captar as diversas vozes da sua sociedade em crónicas próximas ao ensaio e em particular à autobiografia.

Laura Ventura, Universidad Carlos II (España)

Doctora en Filología Hispánica por la Universidad Autónoma de Madrid. Su tesis “La crónica en América Latina: los murmullos de la intrahistoria”, dirigida por la Dra. Selena Millares, obtuvo la calificación sobresaliente cum laude. Es licenciada en Ciencias de la Información (Universidad Austral), licenciada en Letras (Universidad del Salvador), magister en Periodismo (Universidad Di Tella) y magister en Lexicografía (Real Academia Española, a través de una Beca Carolina). Ha asistido a talleres en el marco de la Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano en México y en El Salvador. Se desempeña desde hace más de una década como redactora en diversas secciones del diario La Nación. Ha sido enviada especial en distintas ocasiones (a varios destinos argentinos, así como a Nueva York, Londres, Los Ángeles, Barcelona y Berlín) y ha entrevistado a figuras de la talla de Elena Poniatowska, Pedro Almodóvar, Joan Manuel Serrat, Joaquín Sabina, Juan Villoro y Mijail Baryshnikov, entre otros. Integra el Departamento de Literatura de la Universidad Carlos III, en Madrid, donde imparte varias asignaturas, en idioma castellano y en inglés. Integró el Departamento de Periodismo y Comunicación Audiovisual de la Universidad Carlos III, donde dictó la asignatura History of Journalism. Se desempeñó como profesora adjunta de la asignatura Contenidos Culturales Contemporáneos, en la Universidad Austral, en la cátedra del Dr. Luis Pedro Barcia, con quien ha escrito El camino en la literatura. Viaje a través de lenguas y culturas (Autopistas del Sol, 2013), un trabajo que tuvo una segunda edición en 2019.

Ventura, L. (2021). A alma encarnada: as vozes nas crônicas de Juan Villoro. Anuario Electrónico De Estudios En Comunicación Social "Disertaciones", 14(1), 1–15. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.8421

Aguilar Guzmán, M. (mayo, 2016). Geografías de la crónica latinoamericana. En Actas del I Congreso Internacional de Periodismo: Convergencias Mediáticas y Nueva Narrativa Latinoamericana, Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina, Quito. https://ciespal.org/wp-content/uploads/2015/10/actas-Periodismo-final.pdf

Aguilar Guzmán, M. (Ed.). (2010). Domadores de historias. Conversaciones con grandes cronistas de América Latina. ril Editores.

Albaladejo Mayordomo, T. (2005). Retórica, comunicación, intercursividad. Revista de Investigación Lingüística, 8, 7-33. https://revistas.um.es/ril/article/view/6671/6471

Caparrós, M. (2015). Lacrónica. Círculo de Tiza.

Carrión, J. (Ed.). (2012). Mejor que ficción. Crónicas ejemplares. Anagrama.

Chillón, A. (1999). Literatura y periodismo, una tradición de relaciones promiscuas. Universitat Autónoma de Barcelona.

Cruz Ruiz, J. (2016). Literatura que cuenta, entrevistas con grandes cronistas de América Latina y España. Adriana Hidalgo.

Dés, M. (2005). Juan Villoro. Paisaje del post-apocalipsis. Lateral, Revista de Cultura, (122), 11-15. https://desmihaly.wordpress.com/2002/01/24/juan-villoro-paisajista-del-pos-apocalipsis-ahora/

Fazio, S. (2010). La escritura ensayística como autoconfiguración. Taller de Letras, (46), 21-29. http://letras.uc.cl/letras/html/6_publicaciones/pdf_revistas/taller/tl46_2.pdf

Gadamer, H. G. (1977). Verdad y método. Ediciones Sígueme.

Gárate, M. (2016). Réplicas y reflejos en una crónica de Juan Villoro. Acerca de 8.8 El miedo en el espejo. Cuadernos de Literatura, XX(40).

García Torres, B. (2013). La crónica mexicana contemporánea a través de los textos de Juan Villoro y José Joaquín Blanco (Tesis de doctorado no publicada, Universidad Complutense de Madrid). https://eprints.ucm.es/22364/1/T34647.pdf

Guerriero, L. (2016). Zona de obras. Anagrama.

Herrscher, R. (2009). Periodismo narrativo. Cómo contar la realidad con las armas de la literatura. ril Editores.

Jaramillo Agudelo, D. (Ed.). (2012). Antología de crónica latinoamericana actual. Alfaguara.

Osorno, D. (2013). Juan Villoro: el escritor que no se volvió cobarde ni caníbal. Gatopardo. https://gatopardo.com/perfil/juan-villoro-perfil/

Poniatowska, E. (2016). Astronomía, rock, fútbol y demás. Revista de la Universidad Autónoma de México, (146), 17-28. https://www.revistadelauniversidad.mx/articles/baa2fb7b-ed0c-43cf-be32-d5db986bdb0d/conversacion-con-juan-villoro-astronomia-rock-futbol-y-demas

Rotker, S. (2005). La invención de la crónica. Fondo de Cultura Económica.

Unamuno, M. (1972). En torno al casticismo. Espasa-Calpe.

Ventura, L. (2017). La literatura tiene que ver con la ilusión de que algo sea posible. La Nación. http://www.lanacion.com.ar/2072685-juan-villoro-la-literatura-tiene-que-ver-con-la-ilusion-de-que-algo-sea-posible

Villoro, J. (2004). El testigo. Anagrama.

Villoro, J. (2005). Safari accidental. Planeta.

Villoro, J. (2006). Dios es redondo. Anagrama.

Villoro, J. (2007). De eso se trata. Universidad Diego Portales.

Villoro, J. (2012). ¿Hay vida en la Tierra? Anagrama.

Villoro, J. (2013). Los once de la tribu. Punto de Lectura.

Villoro, J. (2016). Palmeras de la brisa rápida. Altaïr.

Villoro, J. (2017a). La utilidad del deseo. Anagrama.

Villoro, J. (2017b). El puño en alto. Reforma. https://www.reforma.com/aplicacioneslibre/preacceso/articulo/default.aspx?__rval=1&urlredirect=https://www.reforma.com/aplicaciones/editoriales/editorial.aspx?id=120530&referer=--7d616165662f3a3a6262623b727a7a7279703b767a783a--

Villoro, J. (2017c). La batalla futura, Bolaño al otro lado del hilo. Altaïr Magazine. https://www.altairmagazine.com/360/los-desiertos-de-sonora/la-batalla-futura/

Villoro, J. (2017d). Los rapsodas de la radio. Universidad Autónoma de Puebla. https://www.youtube.com/watch?v=0F4DW8RLb-w

Villoro, J. (2018). El vértigo horizontal. Anagrama

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.