Conteúdo do artigo principal

Autores

Na presente pesquisa, é examinada a conversa no X/Twitter que foi gerada durante os cinco dias de reflexão de Pedro Sánchez. Especificamente, neste estudo, é analisado o debate que surgiu sobre a desinformação após a carta publicada (no X/Twitter) pelo presidente do governo da Espanha e se as publicações foram catalisadoras para a profusão de discursos de ódio criptográfico. Para atingir estes objetivos, utilizam-se como amostra as mensagens geradas na rede social de 24 a 29 de abril que contêm os termos ‘Sánchez’ e ‘desinformação’ e aplicam-se as técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os principais resultados revelam que os utilizadores do X/Twitter não propuseram soluções construtivas para combater a desinformação e que esse tema foi utilizado para publicar mensagens com um grande número de elementos emocionais em que a criptofala de ódio teve papel notável. Essa conversa insere-se no ambiente de polarização que se estabelece há anos no panorama político espanhol, que se reflete nas plataformas digitais que se situam no epicentro do debate da opinião pública.

Berdón Prieto, P., & Reguero Sanz, I. (2025). Desinformação em tempos de polarização política: o debate no X sobre os cinco dias de reflexão de Pedro Sánchez (2024). Anuario Electrónico De Estudios En Comunicación Social "Disertaciones", 18(2). https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.14785

Achen, C. H., & Bartels, L. M. (2016). Democracy for realists: why elections do not produce responsive government. Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400882731

Amores, J. J., Blanco-Herrero, D., Sánchez-Holgado, P., & Frías-Vázquez, M. (2021). Detectando el odio ideológico en Twitter: desarrollo y evaluación de un detector de discurso de odio por ideología política en tuits en español. Cuadernos.info, 49, 98-124. https://doi.org/10.7764/cdi.49.27817 DOI: https://doi.org/10.7764/cdi.49.27817

Arce, S. (2023). Discursos y campañas de odio en la era digital: su construcción e impacto social. En V. Martín Jiménez (Ed.), El discurso de odio como arma política: del pasado al presente (pp. 87-115). Comares.

Berdón-Prieto, P., Herrero-Izquierdo, J., & Reguero-Sanz, I. (2023). Political polarization and politainment: methodology for analyzing crypto hate speech on TikTok. Profesional de la Información, 32(6). https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.01 DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.01

Berrocal-Gonzalo, S., Waisbord, S., & Gómez-García, S. (2023). Polarización política y medios de comunicación, su impacto en la democracia y la sociedad. Profesional de la Información, 32(6). https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.22 DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.22

Blanco-Herrero, D., Arcila Calderón, C., & Tovar Torrealba, M. (2024). Pandemia, politización y odio: características de la desinformación en España. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 30(3), 503-515. https://dx.doi.org/10.5209/emp.96593Estudios DOI: https://doi.org/10.5209/emp.96593

Burnap, P., & Williams, M. (2015). Cyber hate speech on twitter: an application of machine classification and statistical modeling for policy and decision making. Policy & Internet, 7(2), 223-242. https://doi.org/10.1002/poi3.85 DOI: https://doi.org/10.1002/poi3.85

Denton, R. E., & Woodward, G. C. (2014). Persuasion and influence in American life. Waverland.

Fairclough, N. (1996). A reply to Henry Widdowson’s discourse analysis: a critical view. Language & Literature, 5(1), 49-56. DOI: https://doi.org/10.1177/096394709600500105

Fernández-Castrillo, C., & Magallón-Rosa, R. (2023). Arqueología de la desinformación en el siglo xxi: evolución, lenguajes y perspectivas de futuro. En M. I. Míguez-González & A. Dafonte-Gómez (Coords.), Narrativas digitales contra la desinformación: verificación de datos y alfabetización en la sociedad de la información (pp. 15-28). Comunicación Social Ediciones y Publicaciones. https://doi.org/10.52495/c1.emcs.19.p105 DOI: https://doi.org/10.52495/c1.emcs.19.p105

Ferreira, C. (2019). vox como representante de la derecha radical en España: un estudio sobre su ideología [vox as representative of the radical right in Spain: a study of its ideology]. Revista Española de Ciencia Política, 51, 73-98. https://doi.org/10.21308/recp.51.03 DOI: https://doi.org/10.21308/recp.51.03

Foa, R. S., & Mounk, Y. (2016). The danger of deconsolidation: the democratic disconnect. Journal of Democracy, 27(3), 5-17. DOI: https://doi.org/10.1353/jod.2016.0049

Freelon, D., & Wells, C. (2020). Disinformation as political communication. Political Communication, 37(2), 145-156. https://doi.org/10.1080/10584609.2020.1723755 DOI: https://doi.org/10.1080/10584609.2020.1723755

Gamir-Ríos, J., & Sánchez-Castillo, S. (2022). La irrupción política del video corto: ¿es TikTok una nueva ventana para los partidos españoles? Comunication & Society, 35(2), 37-52. https://doi.org/10.15581/003.35.2.37-52 DOI: https://doi.org/10.15581/003.35.2.37-52

Gitari, N. D., Zuping, Z., Damien, H., & Long, J. (2015). A lexicon-based approach for hate speech detection. International Journal of Multimedia and Ubiquitous Engineering, 10(4), 215-230. http://dx.doi.org/10.14257/ijmue.2015.10.4.21 DOI: https://doi.org/10.14257/ijmue.2015.10.4.21

Gómez de Travesedo Rojas, R., Gil Ramírez, M., & Chamizo Sánchez, R. (2023). Comunicación política en TikTok: Podemos y vox a través de los vídeos cortos. Ámbitos: Revista Internacional de Comunicación, 60, 71-93. https://doi.org/10.12795/Ambitos.2023.i60.04 DOI: https://doi.org/10.12795/Ambitos.2023.i60.04

Gómez-Quintero, J. D., Aguerri, J., & Gimeno-Monterde, C. (2021). Media representation of minors who migrate on their own: the “mena” in the Spanish press. Comunicar, 29(66), 95-105. https://doi.org/10.3916/C66-2021-08 DOI: https://doi.org/10.3916/C66-2021-08

Herrero-Izquierdo, J., Reguero-Sanz, I., Berdón-Prieto, P., & Martín-Jiménez, V. (2022). La estrategia del odio: polarización y enfrentamiento partidista en Twitter durante las elecciones a la Asamblea de Madrid de 2021. Prisma Social, 39, 183-212.

Iyengar, S., & Westwood, S. J. (2015). Fear and loathing across party lines: new evidence on group polarization. American Journal of Political Science, 59(3), 690-707. https://doi.org/10.1111/ajps.12152 DOI: https://doi.org/10.1111/ajps.12152

La Red de Colegios Profesionales de Periodistas reclama un Consejo General para combatir la desinformación. (2024, 30 de abril). Público. https://www.publico.es/sociedad/red-colegios-profesionales-periodistas-reclama-consejo-general-combatir-desinformacion.html

Magallón-Rosa, R. (2019). Unfaking news: cómo combatir la desinformación. Pirámide.

Marwick, A., & Lewis, R. (2017). Media manipulation and disinformation online. Data and Society Research Institute.

McNair, B. (2011). An introduction to political communication. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203828694

Ministerio del Interior de España (Ed.). (2022). Informe de evolución de los delitos de odio en España. https://www.interior.gob.es/opencms/export/sites/default/.galleries/galeria-de-prensa/documentos-y-multimedia/balances-e-informes/2022/Informe_Evolucion_delitos_odio_2022.pdf

Miró Llinares, F. (2016). Taxonomía de la comunicación violenta y el discurso del odio en internet. Revista de Internet, Derecho y Política, 22, 93-118. http://dx.doi.org/10.7238/idp.v0i22.2975 DOI: https://doi.org/10.7238/idp.v0i22.2975

Molyneux, L., & Mourão, R. R. (2019). Political journalists’ normalization of Twitter. Journalism Studies, 20(2), 248-266. https://doi.org/10.1080/1461670X.2017.1370978 DOI: https://doi.org/10.1080/1461670X.2017.1370978

Noriega, C. A., & Iribarren, F. J. (2012). Social networks for hate speech: commercial talk radio and new media. ucla Chicano Studies. https://bit.ly/4cbsKhE

Ott, B. (2017). The age of Twitter: Donald J. Trump and the politics of debasement. Critical Studies in Media Communication, 34(1), 59-68. http://dx.doi.org/10.1080/15295036.2016.1266686 DOI: https://doi.org/10.1080/15295036.2016.1266686

Paz, M. A., Montero-Díaz, J., & Moreno-Delgado, A. (2020). Hate speech: a systematized review. Sage Journal, 10(4), 1-12. https://doi.org/10.1177/2158244020973022 DOI: https://doi.org/10.1177/2158244020973022

Porta, L., & Silva, M. (2019). La investigación cualitativa: el análisis de contenido en la investigación educativa. Anuario Digital de Investigación Educativa, 14.

Rando-Cueto, D., De las Heras-Pedrosa, C., & Paniagua-Rojano, F. J. (2025). Análisis sobre desinformación política en los discursos de líderes del gobierno español vía X. Revista Latina de Comunicación Social, 83, 1-24. https://doi.org/10.4185/rlcs-2025-2308 DOI: https://doi.org/10.4185/rlcs-2025-2308

Reguero-Sanz, I., Berdón-Prieto, P., & Herrero Izquierdo, J. (2023). Journalism in democracy: a discourse analysis of Twitter posts on the Ferrerasgate scandal. Media and Communication, 11(2), 176-187. https://doi.org/10.17645/mac.v11i2.6314 DOI: https://doi.org/10.17645/mac.v11i2.6314

Rogers, R. (2023). Doing digital methods (2nd ed.). sage Publications.

Serrano, I., & Corredoira, L. (Eds.). (2024). Democracia y desinformación: nuevas formas de polarización, discursos de odio y campañas en redes. Respuestas regulatorias de Europa y América Latina. Dykinson.

Silva, C. N. da, & Nalesso, A. P. P. (2023). Manifestaciones religiosas durante la pandemia: el conservadurismo religioso en Brasil. Cultura y Religión, 17, 1-20. https://doi.org/10.4067/s0718-47272023000100207 DOI: https://doi.org/10.4067/s0718-47272023000100207

Tandoc, E. C., & Maitra, J. (2018). News organizations’ use of Native videos on Facebook: tweaking the journalistic field one algorithm change at a time. New Media & Society, 20(5), 1679-1696. https://doi.org/10.1177/1461444817702398 DOI: https://doi.org/10.1177/1461444817702398

Teruel Rodríguez, L., & Palomo, B. (2023). El discurso de los partidos políticos españoles sobre la desinformación en Twitter. En A. Catarralá, M. I. Cabrera & G. López García (Coords.), De la desinformación a la conspiración: política y comunicación ante un escenario mediático híbrido (pp. 117-139). Tirant Humanidades.

Tucker, J. A., Guess, A., Barberá, P., Vaccari, C., Siegel, A., Sanovich, S., & Nyhan, B. (2018). Social media, political polarization, and political disinformation: a review of scientific literature. Hewlett Foundation. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.3144139

Urman, A. (2020). Context matters: political polarization on Twitter from a comparative perspective. Media, Culture & Society, 42(6), 857-879. https://doi.org/10.1177%2F0163443719876541 DOI: https://doi.org/10.1177/0163443719876541

Vallespín, F., & Martínez-Bascuñán, M. (2017). Populismos. Alianza Editorial.

Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad: una historia crítica de las redes sociales. Siglo xxi Editores.

Wardle, C. (2019). Understanding information disorder. First Draft.

Wardle, C., & Derakhshan, H. (2017). Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Consejo de Europa.

Watanabe, H., Bouazizi, M., & Ohtsuki, T. (2018). Hate speech on Twitter: a pragmatic approach to collect hateful and offensive expressions and perform hate speech detection. ieee, 6, 13825-13835. https://doi.org/10.1109/ACC ESS .2018.2806394 DOI: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2018.2806394

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.