O Imaginário, imaginação e narrativas: esboço para uma teoria das imagens
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Refletir sobre as imagens no século XXI e entendê-las a partir das propostas de Italo Calvino para este século, concebidas por ele nos anos 1980 como seis grandezas ou qualidades essenciais. Propomos analisar estas especificidades presentes na obra do autor italiano e fundamenta-las nas ideias de Imagem, Imaginação e Imaginário de Jean-Paul Sartre como base para a construção e criação de narrativas. Outro objetivo é o de verificar se o conceito de imagem como consciência , objeto central das reflexões de Sartre, dialoga com as grandezas narrativas e literárias de Calvino. Por fim, pensar as imagens nas teorias de Calvino e Sartre, fundamentais para a produção e criação dos textos narrativos literários e dos roteiros técnicos instrumentais , mediadores intermediários às narrativas com imagens.
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Osvando José de Morais, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Doutor em Ciências da Comunicação, Professor Associado e Investigador em Medicina, Tecnologia e Comunicação, OJM Editor Editorial HouseCalvino, Italo. Seis Propostas para o proximo milênio.São Paulo, Companhia das Letras, 1990.
Eco, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
Jiménez, Jesús García. Narrativa audiovisual.Madrid, Ediciones Cátedra,1993.
Kant, Immanuel. Crítica da razão pura. Lisboa.Edição da Fundação Calouste Gulbenkian,2001.
Sartre, Jean-Paul. O Imaginário: Psicologia fenomenológica da imaginação. São Paulo, Editora Ática, 1996.
Sartre, Jean-Paul. A imaginação. Porto Alegre, RS, P&PM POCKT, 2010.
Sartre, Jean-Paul. Esboço para uma teoria das emoções. Porto Alegre, RS, P&PM POCKT PLUS, 2011.
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