Conteúdo do artigo principal

Autores

Falar de um Ocidente bárbaro quando a civilização ocidental se erige na mão do pensamento mundial, parece contraditório. É precisamente o objetivo deste artigo: sacudir a consciência eurocêntrica. Há uns anos uma “ampla enquete” realizada pela academia Nobel para determinar os “100 livros que todo homem deve ler na sua vida” selecionou várias obras, inclusive mexicanas como Pedro Páramo, mas nenhuma árabe ou islâmica ou africana ou chinesa. Devemos inferir que estas culturas não têm aportado nenhuma obra “relevante” para o mundo? Ou devemos inferir que o mundo ocidental desconhece os aportes de outras culturas? Nisto reside a barbárie: “o outro é bárbaro porque não o entendo”.

Zidane Zeraoui

Profesor-investigador del Departamento de Relaciones Internacionales del ITESM, Campus Monterrey
Zeraoui, Z. (2010). O Ocidente bárbaro: a marginalização do pensamento não ocidental. Desafíos, 17, 11–30. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/desafios/a.611

Al- Farabi. (1992). Obras filosófico-políticas (Kitab al-siyasa al-madaniya). Madrid: Debate.

Amin, S. (1989). El eurocentrismo. Crítica de una ideología. México: Siglo XXI.

Armada, P. D. (1986). El pensamiento filosófico. México: Diana.

Aron, R. (1980). Las etapas del pensamiento sociológico. Buenos Aires: Siglo Veinte.

Châtelet, F. (1978). Histoire des ideologies. Paris: Hachette. 35 Ibíd., pp. 71-72. 36 Samir Amin, op. cit., p. 9.

Geller, E. (1986). La sociedad musulmana. México: FCE.

Giner, S. (1982). Historia del pensamiento social. 3ª ed. Barcelona: Ariel Sociología.

Hobbes, Th. (1950). Leviatán. Nueva York: Dutton.

Jaldub, I. (1977). Introducción a la historia universal. Traducción de Juan Feres. México: Fondo de Cultura Económica.

Jaldun, I. (1979). El Muqadima. Tarij el alama. Beirut: Dar el Kitab El lubnani.

Janet, P. 1948. Historia de la ciencia política (tomo 1). Editores Mexicanos Unidos, México.

Lacoste, Y. (1978). Ibn Khaldoun: naissance de l’histoire, passé du tiers monde. Paris: François Maspero.

Mahfuz, M. (1989). Hijos de nuestro barrio. México: Alcor

Mahfuz, M. (1991). La azucarera. México: Alcor.

Martindale, D. (1971). La teoría sociológica: naturaleza y escuelas. Madrid: Aguilar.

Nassif, N. (1982). El pensamiento realista de Ibn Jaldún. México: Fondo de Cultura Económica.

Pokrovski, V.S. , et. al. (1966). Historia de las ideas políticas. México: Grijalbo.

Pruna, P. M. (1989). Prólogo a Hessen, B., Las raíces socioeconómicas de la mecánica de Newton”, en Introducción a la teoría de la historia de las ciencias. México: UNAM, pp.69-145.

Rousseau, J. J. (1966). El contrato social. México: Austral, 1966.

Sabine, G.H. (1982). Historia de la teoría política. México: Fondo de Cultura Económica.

Sprott, W.J.H. (1964). Introducción a la sociología. México: Fondo de Cultura Económica, Col. Popular, No. 52.

s. a. (1985). Introducción a la sociología. México: Quinto Sol. Strauss, L. y Cropsey, J. (1996). Historia de la filosofía política. México: Fondo de Cultura Económica.

Timasheff, N. S. (1986). La teoría sociológica. 12ª reimpresión. México: Fondo de Cultura Económica.

Vallespín, F (ed.). (1990). Historia de la teoría política. Madrid: Alianza.

Zea, L. (1983). Introducción a la filosofía. 9ª edición. México: UNAM.

Zeraoui, Z. (2004). Los procesos políticos árabes contemporáneos. 3ª edición. México: Trillas.

Zeraoui, Z. (2006). Árabes y musulmanes en Europa. Historia y procesos migratorios. Costa Rica: UCR.

Zeraoui, Z. (2006). La guerra contra el terror. Estados Unidos, Afganistán y la lucha contra el terrorismo. México: Ariete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.